Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

A professora que virou empreendedora de intercâmbio

Cristiano Lopes
Publicado em 25/06/2022 às 06:00.Atualizado em 25/06/2022 às 11:13.

Anaïs Nin, escritora francesa, é a autora da seguinte frase: “A vida encolhe ou expande em proporção com a sua coragem”. E esse pensamento tem relação direta com a trajetória de vida da empresária Marcia Proença, a professora que virou empreendedora de intercâmbio.

Marcia Muniz Proença nasceu em Belo Horizonte e se graduou em Biblioteconomia na UFMG com mestrado em Ciência da Informação em Pittsburgh, no estado da Pennsylvania. Depois de conquistar esse importante título internacional, Marcia morou dois anos nos Estados Unidos e, ao regressar ao Brasil, começou a lecionar inglês no Luziana Lanna e na Cultura Inglesa. Concomitantemente, tinha sua sala alugada para oferecer aulas particulares aos alunos que desejavam aprendizagem diferenciada do idioma.

Com destacada atuação no mercado, Marcia Proença foi convidada para lecionar na Newton Paiva, atuando nos cursos de Letras, Comércio Exterior, Secretariado e Turismo, se tornando coordenadora de inglês e do Centro de Idiomas da instituição. Nesse meio tempo, ainda conseguiu tempo para se formar em Letras na UFMG.

No ano 2000, Marcia Proença ficou por mais dois anos nos Estados Unidos, desta vez morando no estado de Utah. Ao regressar para Belo Horizonte, no final de 2002, resolveu empreender novamente e abriu sua primeira agência de intercâmbio, a Foreign Language Service. Além dos cursos de idiomas, a empresa comercializava programas de trabalho remunerado no exterior, com destaque para o Six Flags Magic Mountain e a Universal Studios. Em seguida, criou a All Ways Intercâmbios, ofertando estudos de idiomas e programas de trabalho para universitários, além de uma escola de inglês.

Em 2008, Marcia passou no processo seletivo da Faculdade Pitágoras e ingressou como professora de inglês no curso de Educação Física e Letras. Mais uma vez, conseguiu se destacar e se tornou coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. Cinco anos depois, participou de outro processo seletivo e se tornou coordenadora de Pós-Graduação de uma instituição referência na educação do Brasil.

Em 2020, Marcia Proença foi contactada por uma ex-cliente que já havia participado de um programa no exterior, dizendo que tinha um amigo empreendedor no Canadá que precisava de uma sócia no Brasil. Marcia então participou de uma reunião on-line com Gautham Kolluri, fundador da CIP Study Abroad e consultor legal de imigração canadense, e descobriu que a empresa tinha escritórios na India, Canadá, Ucrânia, Filipinas e Paquistão. A negociação foi evoluindo até que, no dia 15/10/2021, nasceu a unidade da CIP Brasil em Belo Horizonte, na Savassi, e no Rio de Janeiro. A CIP Brasil oferece programas especializados de intercâmbio para o Canadá, privilegiando o ensino do idioma somado a cursos de graduação e pós-graduação, em colleges e universidades, com possibilidade de imigração legalizada.

Quer conhecer mais sobre esses programas? Acesse o Instagram [@CIP_BRASIL]ou faça contato diretamente com a Marcia Proença (31) 99863-1959.

Marcia Proença deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Antigamente, o inglês era importante, agora é fundamental” e complementa: “invista em sua formação e se destaque no mercado”. #MarciaProença #CIPBrasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por