Com a pandemia de Covid-19 e a crise que se seguiu, as emoções também ganharam protagonismo nas decisões de consumo. Nossas escolhas de compras, os itens que vamos adquirir e a relação com nossas marcas preferidas são elementos que estão cada vez mais profundamente ligados ao que sentimos. Para as marcas, entender esses impulsos emocionais torna-se importante para o seu posicionamento. O sucesso futuro das empresas dependerá da resposta dos consumidores à história da marca, aos produtos e às experiências oferecidas.
Diante desse contexto, a WGSN – empresa líder global em previsão de tendências, informações e análises sobre consumo, design de produtos e comportamento do consumidor para diversos setores como moda, beleza, alimentação e tecnologia, divulgou no dia 1° de julho, o estudo “Consumidor do Futuro 2027: Emoções”.
O estudo da WGSN, “Consumidor do Futuro 2027”: Emoções, revela as três principais emoções impulsionadoras que ditarão o comportamento do consumidor, favorecendo com que os gestores entendam sobre os pontos essenciais para compreender, adotar e se conectar de forma mais efetiva com seus futuros clientes.
Segue o resumo do paper da WGSN, “Consumidor do Futuro 2027: Emoções”:
1. Alegria estratégica: Ferramenta para enfrentar a negatividade e reconstruir um mundo com um espaço mais inspirador, inclusivo e acolhedor. Este estado emocional une alegria a propósito e será uma reação aos sentimentos que dominaram os últimos anos – stress prolongado, tédio e desregulação das respostas emocionais
2. Desvontade: O desejo de “se livrar” de responsabilidades definirá o ano de 2027, com as pessoas cada vez mais exaustas diante da policrise. O sentimento de Desvontade representa a ânsia por se livrar de responsabilidades e funcionará como um importante mecanismo de defesa para as pessoas que se sentirão sob pressão.
3. Otimismo cético: O estado de otimismo cético será alimentado por três emoções-chave: o encanto diante do potencial das novas tecnologias; o medo das consequências não intencionais; e a desilusão resultante de expectativas não atendidas e decepções anteriores. Conforme 2027 se aproxima, os consumidores vivenciarão uma relação complexa com a tecnologia, oscilando entre a fascinação e a apreensão. Esses motivadores nos conduzirão a um futuro de sabedoria, equilíbrio e confiança em nossas interações tecnológicas.
Diante tantas incertezas e mudanças do mercado, algumas reflexões ficam no ar: Como trazer mais leveza e diversão para os produtos/serviços e para o funcionamento interno das empresas?
Como conseguir proporcionar mais bem-estar e felicidade para os clientes e para os colaboradores? A tecnologia está revolucionando o mundo imprimindo uma velocidade impressionante: como estabelecer confiança e fomentar otimismo para a construção de um futuro mais promissor para todos?
O paper “Consumidor do Futuro 2027: Emoções” está disponível gratuitamente para download no site da WGSN.