Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Livro ensina como gerir um negócio na Internet

Publicado em 19/03/2022 às 06:30.

A pandemia de Covid-19 acelerou o crescimento de negócios na internet e, de acordo com levantamento da Visa Consulting & Analytics, 70 mil empresas começaram a usar e-commerces desde 2020. Além disso, um estudo do PayPal Brasil revelou que no último ano foram criadas, em média, 780 lojas online por dia no país.

Aproveitando essa oportunidade, Ellen Salomão publicou o livro “Gestão Digital: O guia essencial para alcançar o sucesso no mercado on-line". O lançamento foi realizado pela Editora Maquinaria, em 2021, sendo a primeira obra a abordar os pilares essenciais para fazer a gestão de empresas digitais e construir negócios estruturados e de sucesso no mercado online. Ellen Salomão é formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Iesb, em Brasília, especializada em mercado digital, fundadora da Agência Vê e co-fundadora da Egrativê, aceleradora de negócios digitais.

A especialista em mercado e marketing digital dá 5 dicas para administrar um negócio online. Confira:

1- Implemente um modelo de negócios - Um modelo de negócios é a definição de como sua empresa vai atuar no mercado e é a partir dele que você consegue desenvolver processos, metas e até mesmo entender quem são os melhores parceiros, clientes e estratégias para o crescimento da sua marca. Sem um modelo de negócios bem estabelecido, é pouco provável que consiga se posicionar para atrair bons projetos e ganhar seu espaço no mercado;

2- Faça sua pesquisa - Pesquise sobre o mercado, observe como são as relações e como as outras empresas estão se desenvolvendo e comece a se perguntar sobre o que faz sentido para os seus objetivos, o que quer para o seu futuro e como quer atuar nos próximos cinco ou dez anos;

3- Separe o dinheiro - O dinheiro da empresa é para a empresa e isso significa que ele só pode ser usado com a finalidade de sustentar e desenvolver a empresa. É preciso existir um processo de investimento constante no negócio para que ele cresça, se fortaleça e se desenvolva;

4- Defina seu cliente - Pode parecer algo simples, mas muitos empreendedores têm dificuldade para responder quem é seu cliente. Determinar quem de fato é seu público final é fundamental para conseguir traçar a estratégia do seu negócio

5- Foque na comunicação - Por quais canais o seu cliente chegará até você e você até ele? Esteja você migrando sua marca para o ambiente digital ou criando a empresa do zero neste cenário, vai precisar entender a importância das redes sociais, não só para anúncios online. O seu perfil precisa estar posicionado e preparado para recepcionar o seu cliente, de todas as maneiras.

O livro “Gestão Digital”: O guia essencial para alcançar o sucesso no mercado on-line pode ser adquirido através da Amazon, por um preço médio de R$ 34,90. #EllenSalomão #gestãodigital

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