Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Mariah Rosa, a lavradora que se tornou empreendedora de cosméticos

Publicado em 05/07/2025 às 06:00.

Condolleeza Rice, diplomata e cientista política estadunidense, proferiu a seguinte frase no evento da NRF Retail’s Big Show 2021: “Não importa de onde você vem, o que mais importa é pra onde você vai”. E essa citação tem relação direta com a trajetória da Mariah Rosa, a empreendedora que criou a Blevié Curl Cosmetics.

Nascida em uma família humilde e numerosa da Vale do Jequitinhonha, Mariah vivenciou desde cedo as dificuldades da vida no campo. Seu pai era lavrador e sua mãe, do lar. Desde criança ajudava nos afazeres domésticos e na lavoura. Quando tinha 13 anos de idade, após uma severa seca que comprometeu a subsistência da família, forçadamente precisaram se mudar para buscar novas oportunidades em Belo Horizonte. Naquela época a pequena Mariah já tinha o sonho de ser empresária e impactar a vida de pessoas.

Na capital mineira conciliou trabalho e estudo, inicialmente como empregada doméstica, onde, segundo ela, cada casa foi uma “escola”. Sua dedicação e o cuidado tratando com cada ambiente como se fosse seu a levaram a trabalhar para figuras notáveis, como o saudoso Tarcísio Meira e Glória Menezes. Essa experiência, além de valiosa, reforçou seu desejo de ter o próprio negócio.

O primeiro salto empreendedor foi a abertura de uma pastelaria, conciliando a gestão do negócio com os estudos de Engenharia de Alimentos. Apesar das dificuldades e dívidas, o sonho de ter seu próprio negócio sempre pulsava mais forte. Após a pastelaria não prosperar, Mariah não desistiu. Novas experiências a levaram a atuar desde faxineira a promoter de eventos, até o convite para assumir um salão de beleza.

A compra do salão foi um divisor de águas. Com um empréstimo feito pelo pai e a inexperiência no ramo, Mariah e seu irmão adquiriram o ponto com clientela e equipe. No entanto, a equipe os abandonou em uma semana, deixando-os com a papelada e contas a pagar. O irmão também desistiu, e Mariah se viu sozinha, com um negócio à deriva e a faculdade trancada.

Mas a adversidade não a intimidou. Com coragem e determinação, Mariah voltou a fazer diárias para sustentar o salão, enquanto atendia as clientes à noite e vendia roupas para aumentar a renda. Aos poucos, foi se capacitando, oferecendo novos serviços e treinando colaboradoras. Mas a grande chave do negócio veio quando Mariah percebeu a necessidade de tratar cada cliente com sua individualidade e isso a levou a desenvolver técnicas e manipulações específicas de cosméticos para resultados aprimorados.

A virada definitiva veio com a criação da Blevié, uma linha de cosméticos veganos para cabelos cacheados e crespos, desenvolvida com o apoio do Sebrae. Com menos de dois anos de existência, a marca de Mariah Rosa já se prepara para ser lançada em um dos maiores eventos de beleza da América Latina, a Professional Fair BH, consolidando o sucesso de uma empreendedora que transformou suas raízes humildes em um negócio de beleza e inovação. A história de Mariah é a prova de que a persistência e a paixão podem transformar sonhos em realidade, inspirando outras pessoas a trilhar o caminho do empreendedorismo.

#empreendedorismo #MariahRosa @blevieoficial

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por