Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

O Diário de um CEO

Publicado em 16/08/2025 às 06:50.

“O Diário de um CEO” não é um guia técnico de gestão, nem um manual de receitas prontas ou fórmulas infalíveis. Escrito por Steven Barlett, um empreendedor britânico que atua como investidor em mais de 40 empresas, criou esse conteúdo com o propósito de se tornar uma síntese das 33 leis fundamentais dos negócios e da vida pessoal, composto por reflexões atemporais com base em psicologia, comportamento humano e entrevistas com grandes líderes.

Bartlett constrói sua narrativa com clareza e simplicidade, propondo a reflexão baseada na poderosa metáfora dos cinco baldes: conhecimento, habilidades, contatos, recursos e reputação. Primeiro, aprenda; em seguida, desenvolva a habilidade; depois construa rede, a próxima etapa é conquistar recursos e, por fim, cuide da reputação, um aviso contra atalhos e falsas prioridades.

Entre as leis apresentadas pelo autor uma que se destaca é a de “não discordar de cara”. Em vez de reagir com oposição imediata, o autor sugere abrir espaço para ouvir e entender. Outro ponto interessante é a ideia de construir pontes, não muros. Bartlett valoriza a temática sobre inovação, seja através de uma ideia ou de um comportamento, como sinais potenciais de ativar a criatividade. É muito importante entender que se você elimina o diferente, acaba excluindo a possibilidade de construir o futuro. É no questionamento que se desperta a reflexão e a transformação real em busca dos seus objetivos.

O autor propõe a representação da autoconsciência narrativa, que na prática significa que cada um possa cuidar da sua história pessoal. A narrativa que contamos e a forma como contamos produzem um efeito direto sobre os limites que desejamos impor ou romper. O livro ainda resgata o kaizen, conceito japonês criado depois da II Guerra Mundial em 1950, que apresenta a melhoria contínua como motor da excelência. Em outras palavras, é um recado direto para as pessoas não serem especialistas em tudo, mas sim que possam ser as melhores dentro da sua área de proposição.

Barlett finaliza deixando uma forte lição que ecoa fora do ambiente corporativo: não banque o avestruz. Problemas ignorados não desaparecem. Encará-los é parte do crescimento e, quando a pressão vier, encare-a como o privilégio de estar jogando o jogo da realidade.

“O Diário de um CEO” tem 320 páginas e foi publicado pela Editora Sextante no Brasil. A obra está disponível para aquisição nos formatos físico ou online. #empreendedorismo #negócios #ODiáriodeumCEO

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por