Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

O empreendedor da Biscoitê

Publicado em 26/03/2022 às 06:30.

Nascido na periferia de São Bernardo do Campo, região do Grande ABC Paulista, Raul Matos começou a trabalhar aos 9 anos de idade auxiliando o pai que era vendedor  porta a porta comercializando desde sacos de lixo a pãezinhos e marmitex. 

Aos 13 anos conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada na linha de produção de uma empresa de buchas vegetais. Aos 17 teve a primeira experiência na área de alimentação, trabalhando como promotor de vendas de uma fábrica de barras de cereais.

Tempos depois, a empresa começou a atrasar seu salário e ofereceu uma sociedade em troca dos pagamentos devidos. Foi então que Matos deu seu primeiro passo rumo ao empreendedorismo. Essa iniciativa rendeu bons frutos e a empresa cresceu de forma considerável entre os anos de 2000 e 2006.

Mas a inquietude de Matos e a experiência que adquiriu nesses anos não o pararam ali e o levaram a investir em outros negócios.

 Em 2008, já formado e pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação, tendo estudado no Brasil, na China e nos Estados Unidos, tornou-se sócio da Dauper, produtora de marcas próprias e fornecedora de biscoitos e mix de cereais às maiores indústrias de alimentos do mundo, onde participou do lançamento de mais de 600 produtos.

O mindset progressivo possibilitou que ele enxergasse novas oportunidades de mercado para explorar o segmento de biscoitos, tanto nacionalmente como internacionalmente.

Foi aí que em 2012 teve o insight de resgatar a origem do mercado de biscoito, que no Antigo Egito era utilizado como forma de presentear os faraós. Dessa forma, o empresário abriu a primeira boutique de biscoitos brasileira, no Shopping Villa Lobos, na capital paulista, ainda com o nome de Dauper Biscoiteria, apresentando receitas dos 32 países que já havia visitado, como por exemplo o Stroopwafel, uma receita trazida da Holanda.

Em 2016, abriu a primeira loja Biscoitê, também no Shopping Villa Lobos. Três anos depois, faturou R$10 milhões e a empresa foi eleita pela Endeavor como uma das 15 marcas do Brasil com maior potencial de crescimento no varejo brasileiro. Atualmente, a rede de franquias conta com 27 lojas abertas no eixo Rio-São Paulo. A projeção de crescimento está diretamente ligada à dinâmica no lançamento de novos produtos, já que são cerca de 60 novos itens que chegam às lojas todos os anos e também à parcerias estratégicas, como a realizada com a Sony Pictures para os filmes "Pedro Coelho" e "Hotel Transilvânia: Transformonstrão". 

Raul Matos deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Crie um negócio com o intuito de transformar a vida das pessoas” e complementa: “Em tudo o que fizer seja sempre um encantador”. #RaulMatos #Biscoitê

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por