Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Os 10 conselhos infalíveis de um louco por vendas

13/04/2022 às 06:30.
Atualizado em 13/04/2022 às 17:19

Com mais de 20 anos de experiência no comércio varejista, André Zem acumulou muito conhecimento e inúmeras histórias que garantem o sucesso das vendas. Na prática, são atitudes simples que precisam estar em nossa mente e serem aplicadas no cotidiano para que aconteçam resultados extraordinários. 

O empresário, palestrante e autor do livro “Nunca Mais Perca Uma Venda, Em Hipótese Nenhuma”, publicado pela Literare Books, aponta os 10 conselhos infalíveis de um louco por vendas: 

1. O cliente dever ser recebido com a alegria, sorriso e atenção. Nada de avisos sonoros na entrada. O olho do vendedor tem que ser atento e a recepção, entusiasmada, presente e calorosa. O consumidor percebe que é bem-vindo.

2. Sem julgamentos ou preconceitos. Não imagine que o consumidor já está convencido ou que não vai comprar nada. As pessoas são surpreendentes. Trate-as todas com atenção, respeito, dedicação.

3. Concentre seus esforços e atenção no cliente e na venda. Não permita que acontecimentos paralelos e distrações interfiram no processo. Isso vale para conversas paralelas, arrumações fora de hora e olhadinhas no celular.

4. Ame o que você faz e o que você vende. O cliente só pode ser seduzido por algo que seja capaz de despertar paixão. Ninguém melhor para fazê-lo do que você!

5. Conheça tudo sobre seu produto e sobre seu mercado. Apenas quem tem conhecimento pode falar com segurança e sinceridade sobre aquilo que vende. O consumidor informado fará uma compra muito mais consciente, um negócio mais proveitoso. Essa satisfação é que fará dele um cliente fiel.

6. Vá criando sua própria "biblioteca de histórias" para contar aos clientes. O encantamento criado no momento certo ajuda a gerar um ambiente alegre e descontraído, propício em momentos específicos do processo de vendas.

7. Seja paciente e persistente, mas sem ansiedade. Sufocar o cliente pode acabar com a venda. Por outro lado, um vendedor calmo e centrado o ajuda a avaliar com mais clareza. Não aceite o primeiro "não" como definitivo. Tente saber as razões do consumidor, oferecer algo mais próximo de suas expectativas, conversar melhor sobre o produto.

8. Negociações ruins acontecem, mas o medo de fracassar não deve abalar sua autoestima. Na próxima oportunidade seu empenho será ainda maior e essa energia vai determinar uma venda de sucesso!

9. Faça o cliente saber que comprar com você é um ótimo negócio. Esteja disponível e visível, dê o seu melhor. Ótimas experiências são quase um contrato de volta e é você que o consumidor vai procurar em primeiro lugar.

10. Seja atento às gratificações. Brindes são bem-vindos. Um pós-venda atento e bem-feito fideliza o consumidor. Sempre deixe claro que você segue disponível após a venda.

André Zem deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Tenha sempre em mente esses 10 conselhos infalíveis” e complementa: “Se você ainda não os colocou em prática, comece imediatamente e perceba que suas vendas estarão se multiplicando em pouco tempo”. Instagram: @azandrezem #AndréZem #vendas
 

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