Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Pesquisa de marketing na prática

Publicado em 07/06/2025 às 06:00.

Pesquisa de Marketing na Prática, de Paul Hague, é uma obra completa e atualizada que oferece uma visão clara e detalhada do processo de pesquisa de marketing, desde o planejamento inicial até a aplicação dos resultados. O livro é dividido em cinco partes, que abordam aspectos cruciais para transformar dados em decisões estratégicas.

Na primeira parte, o autor apresenta como planejar e estruturar uma pesquisa, destacando a importância de um briefing bem elaborado e da escolha criteriosa de métodos e ferramentas para atender às necessidades específicas de cada mercado.

Na segunda parte, o foco é a pesquisa qualitativa, que explora técnicas como entrevistas em profundidade, grupos de foco e observação, ajudando a compreender as motivações e percepções dos consumidores.

A terceira parte aborda a pesquisa quantitativa, explicando com o medir comportamentos e atitudes, com destaque para a elaboração de questionários, definição de amostras e análises estatísticas de dados.

Na quarta parte, Hague mostra como aplicar os resultados da pesquisa de marketing em decisões estratégicas, sendo na segmentação, no posicionamento de marca, na precificação, na penetração em novos mercados ou no lançamento de produtos.

Por fim, a quinta parte examina tendências e desafios contemporâneos da área, como pesquisa internacional, ética profissional e as implicações legais da proteção de dados, fornecendo insights atualizados para lidar com as complexidades do mercado global.

“Pesquisa de Marketing na Prática” foi escrito por Paul Hague, cofundador da B2B International, profissional com mais de 35 anos de experiência na gestão de institutos de pesquisa de mercado. Além disso, é autor de inúmeras publicações sobre o tema e possui em seu portifólio de clientes algumas das maiores corporações da Europa e dos Estados Unidos, tais como Microsoft e Samsung.

O livro é indicado para profissionais que desejam aprimorar suas decisões com base em dados, para acadêmicos que buscam uma referência sólida com fins de estudo e prática e para empresários interessados em compreender melhor seus mercados. A obra tem 560 páginas e está disponível para aquisição no formato físico ou e-book no site da Editora Autêntica Business (https://www.grupoautentica.com.br/selos/6). #AutenticaBusiness #PesquisadeMarketingnaPrática

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