Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Samuel Caipirão: um empreendedor raiz em Mato Grosso

Publicado em 07/05/2022 às 06:30.

Reid Hoffman, empresário estadunidense fundador do LinkedIn, é o autor da seguinte frase: “Todos nós somos empreendedores. A vontade de criar coisas está no nosso DNA”. E esse pensamento tem relação direta com a trajetória de vida do empreendedor Samuel Santana, o proprietário do Caipirão Restaurante, localizado em Água Boa (MT).

Samuel Santana nasceu em Rio Verde (MS), cidade onde começou a trabalhar aos 15 anos de idade como balconista em uma farmácia. Três anos depois, se mudou para Campo Verde (MT) e conseguiu um emprego em outra farmácia para atuar também como balconista.

Nessa transição de fase de adolescente para adulto, Samuel aproveitava muito a vida e gastava todo o seu dinheiro na farra e com bebida.

Quando tinha 24 anos foi passar férias em sua cidade natal e, dentro do carro do seu primo, escutou um louvor do cantor gospel Thalles Roberto que o fez mudar completamente o rumo da sua história a partir daquele instante.

O primeiro passo foi mudar de cidade.

Samuel mudou de Campo Verde para Água Boa, local onde seu pai morava. O Seu Nivaldo trabalhava como vendedor de baldes e vassouras em uma empresa de produtos de limpeza. Quando Samuel chegou em Água Boa percebeu que seu pai trabalhava muito e que existia uma possibilidade de ele se tornar empreendedor.

Foi aí que Samuel formatou uma planilha de custos dos itens necessários para a abertura de uma empresa de representação e, na cara e na coragem, ajudou seu pai a estabelecer a Sammax, empresa que está inserida no mercado desde o ano de 2013.

Em 2016 o filho do Seu Nivaldo ainda estava atuando na área administrativa da Sammax quando, de forma repentina, apareceu uma oportunidade de comprar um restaurante na cidade. O fato inusitado dessa história é que Samuel comprou o estabelecimento assumindo uma dívida da proprietária. Além disso, ele não tinha dinheiro em caixa, não tinha capital de giro para tocar o negócio e não tinha crédito na praça para contrair empréstimos.

Samuel então arregaçou as mangas e entrou determinado a vencer esse desafio.

A principal estratégia foi trocar o nome Kabanas por Caipirão e incorporou o personagem Samuel do Caipirão. O personagem recebe os clientes na porta do estabelecimento e cria um diferencial no atendimento que encanta o público da cidade.

Samuel investiu na melhoria do espaço físico, na ampliação do cardápio, na adequação dos fornecedores, no treinamento dos colaboradores e na divulgação do restaurante, incluindo um outdoor na entrada da cidade. Com isso, no período de seis anos, conseguiu multiplicar em cinco vezes os resultados iniciais em termos de faturamento.

Atualmente, o Caipirão Restaurante possui 22 funcionários e oferece no self-service do almoço um cardápio que apresenta mais de 40 tipos de comidas tradicionais brasileiras. Para o jantar, o estabelecimento serve a famosa “jantinha” de espeto e opções no a la carte e porções. O Caipirão atende, de forma fixa, 15 empresas da região, fornecendo marmita todos os 365 dias do ano. Quer conhecer mais sobre o Caipirão? Acesse o Instagram [@caipiraoaguaboa].

Samuel Caipirão deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “Está com vontade de fazer? Faça! Tente!” e complementa: “se der certo você criou sucesso, se não der certo você criou experiência. #SamuelCaipirão #ÁguaBoa

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por