A Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado e inteligência de negócios que fornece dados e análises sobre mercados, economias e consumidores em todo o mundo, apresentou o estudo “Tendências Globais de Consumo para 2026”.
O relatório anual identifica quatro tendências globais que destacam mudanças cruciais no comportamento do consumidor e apontam oportunidades de negócios para os empreendedores:
1. Zona de conforto: Os consumidores buscam conforto e simplicidade em meio à volatilidade global, com 58% dos respondentes afirmando que vivem momentos de estresse moderado a extremo diariamente. Eles procuram produtos que ofereçam segurança emocional, como ingredientes naturais e saudáveis. As empresas precisam desenvolver produtos e serviços que ofereçam conforto, aumentem a confiança, simplifiquem a vida ou promovam o equilíbrio para ajudar os consumidores a encontrar serenidade na incerteza.
2. Autênticos e sinceros: Os consumidores estão abraçando a autoexpressão ousada e a honestidade radical. Metade de todos os consumidores buscam produtos e serviços que reflitam sua identidade única, enquanto 65% sentem que a sociedade os aceita como realmente são. As empresas precisam se concentrar na hipersegmentação para estratégias direcionadas que ressoem com perfis de clientes ou personas de compradores específicos.
3. Bem-estar repaginado: A demanda por soluções de bem-estar de alta tecnologia e validadas medicamente está crescendo, com os consumidores dispostos a pagar por produtos premium com formulações científicas. De acordo com a pesquisa, 49% dos consumidores estariam dispostos a pagar 10% ou mais por produtos de beleza premium com formulação científica. As marcas podem usar a narrativa baseada em dados para demonstrar os benefícios para a saúde e educar os consumidores sobre o valor do produto.
4. A próxima Onda Asiática: Marcas do Leste Asiático, particularmente empresas chinesas, estão ganhando influência global ao combinar preços acessíveis, inovação e experiências digitais em primeiro lugar. O valor projetado das exportações da China deve atingir a casa dos 4 trilhões de dólares até o final do próximo ano. As empresas devem otimizar as experiências digitais com foco em dispositivos móveis e projetar jornadas de compra fluidas que integrem conteúdo e comércio para se manterem competitivas.
O estudo Tendências Globais de Consumo para 2026 apontou alguns dados interessantes, tais como: 50% dos consumidores desejam produtos e serviços personalizados; 37% dos compradores descobriram novas marcas, produtos ou serviços em transmissões “ao vivo” e mais de 8.000 novos produtos naturais foram lançados online entre setembro de 2024 e agosto de 2025.
#empreendedorismo #negócios #tendênciasdeconsumo