Por que devemos diminuir o consumo de leite e trigo?

23/12/2021 às 11:26.
Atualizado em 31/01/2022 às 00:02

Pão com manteiga. Café com leite. Queijos e bolos. Esses são alguns alimentos bastante presentes na mesa dos brasileiros, especialmente nas manhãs e nos lanches da tarde desta época de Natal. Mas essas delícias do dia a dia escondem alguns ingredientes que podem trazer prejuízos à nossa saúde. 

No caso dos laticínios, você pode estar pensando que o problema é a lactose. E dos bolos e pães, o glúten. Bom, no primeiro caso não é bem assim. É verdade que muitas pessoas têm intolerância à lactose, que é o açúcar natural do leite e de seus derivados. Mas não é dela que estamos falando hoje, mas da caseína, uma proteína encontrada principalmente no leite fresco. 

E no segundo caso, se você pensou no glúten, acertou. Tanto a caseína como o glúten são alimentos que inflamam o organismo, pois são difíceis para o corpo digerir. As inflamações são uma reação do organismo a agentes invasores. Células do nosso sistema imune entram em ação para combater corpos estranhos, que podem ser vírus, bactérias ou alguma lesão física. Portanto, são consideradas uma resposta importante e bem-vinda do nosso corpo a esses agentes. 

Mas elas podem se tornar um problema sério para o organismo quando essa reação ocorre de forma exagerada, alerta Dr Jean Eldin. Neste vídeo, ele explica por que reduzir o consumo desses dois alimentos pode fazer bem à saúde.

Clareamento dental: cuidado com as receitas caseiras

Cúrcuma, casca de banana e carvão ativado… Nenhuma dessas receitas para clareamento dental que circulam na internet funciona. E pior, pode trazer prejuízos para os dentes, segundo estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP.

Segundo o estudo, a cúrcuma e a casca da banana podem, inclusive, causar certo amarelamento da cor dos dentes, sobretudo após maior tempo de utilização “devido à própria composição desses materiais”, conta Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza, professora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Forp e orientadora do estudo. 

Já o carvão ativado, quando utilizado para escovação, pode provocar “efeito adverso muito importante, que é um aumento drástico da rugosidade desse dente”, o que leva ao seu enfraquecimento, desgaste de esmalte, maior “retenção de resíduos alimentares” e manchas ao longo do tempo de uso, informa a especialista. Leia mais sobre a pesquisa no meu blog.

Ansiedade e depressão: óleos essenciais funcionam

Uma nova pesquisa de cientistas da Monash University descobriu por que certos óleos essenciais podem beneficiar o humor. As descobertas foram publicadas na revista Neurochemistry International. Os óleos essenciais (OE) são misturas de compostos voláteis extraídos de plantas. Ao serem inalados, eles são rapidamente absorvidos pelo cérebro.

A aromaterapia em condições específicas melhora consistentemente a saúde emocional, incluindo a redução da ansiedade e da depressão”, disse a professora Louise Bennett, principal autora do estudo da Monash University School of Chemistry. Ela cita especialmente a lavanda.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por