Estética em tempos de likes: riscos só aumentam

Lilian Oliveira
Publicado em 22/02/2024 às 07:00.

As redes sociais têm tomado uma proporção imensurável na vida de todos. Podemos dizer que, como em tudo, há lados positivos e negativos.

Pesquisa feita pela Euromonitor Internacional coloca o mercado brasileiro atrás apenas do norte-americano, chinês e japonês. Em meados de 2022, a ABF (Associação Brasileira de Franshising) registrou um crescimento de 21,5% em franquias do setor. Isso se dá pelo acesso mais facilitado aos produtos no mercado e à grande oferta de marcas que atendem a todo tipo de público.

Um lado ruim desse quadro é o aumento de pessoas que, com a ideia de influenciar as escolhas dos outros e ser recompensado por isso – principalmente após os chamados “Influencers digitais”, famosos dentro e fora do Brasil ao exibirem enormes ganhos, com a ostentação de itens de luxo – provocaram verdadeira “pandemia”, viralizada por meio de vídeos com receitas caseiras e indicações de produtos sem a menor comprovação de eficácia ou de contraindicações, expondo de maneira generalizada, procedimentos e tratamentos milagrosos, colocando em risco a saúde de muitos.

A busca desenfreada pela beleza, pela boa forma e juventude prolongada faz com que muitos deixem de lado seu senso crítico e caiam nessas ciladas digitais. A consequência disso é o aumento de erros em procedimentos realizados por pessoas não qualificadas, reações alérgicas e até mesmo óbitos ou sequelas permanentes em pessoas jovens e saudáveis, por terem seguiram algumas dessas indicações mirabolantes.

A Estética é uma atividade regulamentada por Lei Federal nº. 13643, sancionada pela Presidência da República em abril de 2018, e é sem dúvidas uma profissão da saúde com atuação comprovada desde meados dos anos 30, assim como as demais áreas da saúde, cujo objetivo é o de promover e preservar a saúde de todos, respondendo aos órgãos reguladores de saúde.

O curso de Técnico em Estética, assim como o de Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética das Faculdades Promove, tem por finalidade a formação regular, com habilitação nas diversas áreas do mercado estético, permitindo aos alunos se tornarem profissionais especializados em saúde da pele da face, corpo, cabelos, através de procedimentos e tecnologias aplicadas de forma assertiva, e por meio dos conhecimentos como: saúde coletiva, biossegurança, fisiologia humana entre outras disciplinas da saúde básica, permitindo para eles atuarem por meio de serviços estéticos específicos sem colocar em risco a integridade o bem-estar e a autoestima das pessoas, além de incentivar o desenvolvimento de novos estudos científicos, desenvolvendo o senso crítico nos alunos e junto à comunidade em geral, protegendo a todos das ciladas cibernéticas.

(*) Lilian Oliveira, Esteticista e Consultora de Imagem Visagista. Autora do Método Visage para Injetores, professora do Curso de Estética e Cosmética das Faculdades Promove de Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por