Como a Semana dos Namorados pode ser estratégica para bares e restaurantes?

Publicado em 06/06/2025 às 06:00.

Tati Ferreira*


As datas comemorativas sempre tiveram um forte apelo nos bares e restaurantes, sendo que, tradicionalmente, eles tendem a ter maior movimentação nesses períodos. Assim é no Dia dos Pais, Dia das Mães e... no Dia dos Namorados! Esta é, inclusive, a data mais rentável do ano para os negócios.

Existem dados que comprovam o sucesso da data: um levantamento realizado pela Abrasel, com empresários do segmento em todo o país, revelou que 82% dos empreendedores esperam faturar mais com o Dia dos Namorados neste ano do que em 2024, sendo que mais da metade (64%) espera um aumento de até 20% no faturamento.

Alguns fatores econômicos contribuem para a animação do setor: o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pela FGV em abril, teve sua segunda alta consecutiva, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 84,8 pontos. O ICC reflete as percepções e expectativas dos consumidores em relação à economia do país e à própria situação financeira, servindo como um termômetro das tendências econômicas de curto prazo — o que sinaliza uma tendência de aumento nos gastos do público, inclusive em bares e restaurantes.

A data, por si só, já é vantajosa; mas bares e restaurantes que desejam fidelizar clientes e aumentar ainda mais as vendas têm a oportunidade de investir em ações que vão além do dia 12 de junho, por meio da Semana dos Namorados.

Por conta da alta demanda no Dia dos Namorados, a tendência é que haja filas de espera e estabelecimentos lotados, o que pode afetar a experiência do cliente — especialmente daqueles que procuram por um momento mais confortável e aconchegante a dois.

Ao estender as comemorações ao longo da semana, com ações como música ao vivo, promoções e menus especiais, treinamento da equipe para oferecer atendimento personalizado, além de investimento em marketing nas redes sociais, a tendência é que os casais sintam-se estimulados a celebrar a data mais vezes durante o período. Gerando, assim, mais faturamento para o negócio.

Essa estratégia, inclusive, tem ganhado força entre entidades do setor. Neste ano, a Abrasel lançou uma mobilização nacional chamada “Semana dos Namorados”, incentivando os bares e restaurantes a ampliarem suas ações promocionais entre os dias 9 e 15 de junho. A proposta é diluir a alta demanda do dia 12, oferecer uma experiência mais confortável aos clientes e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de faturamento ao longo do período. A ideia é transformar a data em uma jornada mais completa, capaz de fidelizar o público e gerar impacto positivo nas receitas dos estabelecimentos.

Além disso, a iniciativa busca estimular os empreendedores a planejarem melhor sua operação, desde a divulgação antecipada até a definição de cardápios e pacotes especiais. Com uma programação bem estruturada ao longo da semana, é possível evitar sobrecarga da equipe em um único dia, melhorar a experiência do cliente e até aumentar o tíquete médio. Para apoiar esse movimento, foi disponibilizado um guia gratuito com orientações práticas: a cartilha da Semana dos Namorados.

Apostar na Semana dos Namorados é mais do que aproveitar uma data: é uma oportunidade de criar experiências marcantes para os clientes, ao mesmo tempo em que gera bons resultados para o negócio.

*Jornalista e líder de comunicação da Abrasel

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