Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

As 10 habilidades do LinkedIn para o mercado de trabalho servem também para os políticos?

Publicado em 10/11/2023 às 06:00.

Recente matéria da Forbes dispõe sobre qualidades esperadas de um profissional. O estudo foi feito pelo LinkedIn ao analisar vagas de empregos em sua plataforma com as principais capacidades exigidas pelas empresas. 

Não é novidade para ninguém quão desafiador está o mercado de trabalho da atualidade. Um mundo do pós covid, cada vez mais global, conectado, dinâmico, em constante transformação pontua para indispensáveis expectativas do mercado e da indústria, conforme estudo do LinkedIn.

Veja quais são: gestão, comunicação, liderança, gestão de projetos, pesquisa, habilidades analíticas, marketing, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, vendas.

Por suposto, as duas últimas são mais adstritas a determinados postos e áreas de atuação da empresa. Já as demais, podem ser compreendidas de forma geral para todos os profissionais e postos pleiteados.

O ponto a refletir é se as mesmas habilidades dispostas são, ou deveriam ser, exigências também para os postulantes a mandatos eletivos. Ou seja, sendo mais claro, se para alguém nos representar bem nas casas legislativas, ou na chefia dos poderes executivos, deveriam ter as mesmas características elencadas na matéria da Forbes para profissionais no mercado de trabalho.

Passemos a uma releitura das mesmas com sintética análise.

Gestão: exigência básica para um político da atualidade, simbolizando responsabilidade, organização, conhecimento, planejamento e pró atividade. Habilidade que não combina com incompetência, populismo e ineficiência. 

Comunicação: também relevante para os políticos. Atentando para o princípio constitucional da publicidade, devem de forma transparente externar como estão sendo gastos os recursos públicos e dispor de forma didática acerca das políticas públicas e as proposições legislativas.

Liderança: habilidade básica. Não há como imaginar um político que não a tenha. Salutar, bom acentuar, que seja uma liderança moderna, respeitosa, inovadora e agregadora.

Gestão de projetos: Também relevante. Como esperar que um político tenha capacidade de gestão e exerça uma liderança efetiva sendo incompetente para gestionar e conduzir projetos?

Pesquisa: entendido como estudos e capacitações. Sem essa, estará vulnerável a pressões e tomará decisões irresponsáveis que comprometerão o futuro de um país.

Habilidades analíticas: fundamental análises de cenários, dados, pesquisas, perspectivas locais e mundiais, que serão munições para tomada de decisões e elaboração de políticas públicas.

Marketing: deve ser visto com ressalvas, pois há muitos políticos bem marqueteiros, mas se espremer, vemos pouco conteúdo e mínima efetividade em suas ações e realizações.  

Trabalho em equipe: fundamental. Não há expectativa de um político especialista em todos os assuntos. Mas hábil em montar boa equipe, e o mais importante, saber escutar, agregar, respeitar e com adequada inteligência emocional.

Atendimento ao cliente: nesse caso, os cidadãos. Os governos e parlamentos existem para atuar em prol das pessoas, de forma proba e eficiente.

- Vendas: salvo melhor juízo, sem aderência para os políticos.

Por fim, acrescentaria duas características ou habilidades que deveriam ser premissas básicas para todo político: honestidade e espírito público. Concordam?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por