Laís, Luan e demais recém-nascidos. Importante saberem que nesta nova etapa de suas existências, vocês chegam em um grave momento pandêmico e em um mundo doente, maltratado e de complexos paradoxos.
Em primeiro lugar, sejam bem-vindos! Vocês são uma benção de Deus. Vieram acrescer à população mundial de mais de 7 bilhões e 600 mil pessoas no momento que Ele quis e da forma planejada por Ele. Doravante precisam saber algumas questões acerca deste novo momento da vida de vocês. Nosso mundo é tristemente desigual. No Fórum Econômico Mundial de 2019, evento que trata de temas relevantes para todos nós, foi dito que 2.153 bilionários do mundo detinham mais riqueza acumulada que 4,6 bilhões de pessoas. E veja isso, Laís, os 22 homens mais ricos do mundo têm mais dinheiro do que todas as mulheres da África. Veja o grave problema de gênero neste mundo que agora você ajudará a tornar menos desigual.
No nosso país, o Brasil, de forma triste, somos a sétima nação mais desigual do mundo, segundo o último relatório divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ficando atrás apenas de países do continente africano, como África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique.
Meus queridos, uma das coisas mais tristes e que ferem a dignidade da pessoa humana é a fome. E vejam que paradoxo assustador. O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. Mas mais de 116 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome no Brasil, segundo pesquisa feita em dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O número, que é mais da metade do total de brasileiros, engloba pessoas que não se alimentam de forma adequada, tanto na qualidade quanto na quantidade suficiente.
O mundo está egoísta. Na esmagadora maioria das vezes, o individualismo se sobrepõe a interesse coletivos e comunitários. Não obstante sendo pessoas boas e compassivas, vocês encontrarão em seus caminhos inveja, maldade, mentira, arrogância, desrespeito e outras coisas negativas.
O homem está destruindo o meio ambiente. Nossas florestas, nossos rios, nossas lindas paisagens vêm sendo degradadas ano após ano. O poder econômico, a ganancia e o descaso estão fazendo com que nossas belezas naturais sejam destruídas, sem qualquer preocupação com suas consequências e com a geração de vocês e com as futuras.
Nas últimas décadas houve um fantástico desenvolvimento tecnológico, mas infelizmente em alguns casos vem sendo utilizada para guerras, intimidações entre países e criando um abismo digital entre os que não têm acesso a tecnologias e equipamentos.
Outro ponto triste e preocupante é o comportamento dos nossos governantes. Enxergam o poder como fim e não como meio para proporcionar melhor qualidade de vida a todos. E com isso temos inúmeros casos de corrupção, incompetência, práticas paternalistas, autoritarismo e populismo. E de forma estranha há centenas e as vezes milhares de defensores destes “líderes”.
Uma dica importante a vocês. Estudem muito. Sempre capacitem na área que definirem seguir. No nosso país infelizmente temos gravíssimos problemas nesta área, comprometendo o protagonismo das pessoas e no desenvolvimento do país.
Não há promessa nenhuma de que será fácil a existência de vocês no mundo terreno. Não obstante todo o dito acima, a vida aqui é preciosa. Pessoas maravilhosas e bondosas cruzarão seus caminhos; poderão conhecer lugares incríveis, ter experiências inesquecíveis; sorrir da vida, das pessoas e de acontecimentos; exercer a compaixão a quem mais precisa. Enfim, viver em toda sua plenitude e com paz de espírito.
Mais algumas preciosas dicas: sejam sempre gratos por tudo. Por maiores que sejam as dificuldades, sempre temos muito mais a agradecer. Valorizem suas famílias, os abraços, os carinhos, os afetos, seus amigos de verdade e os momentos juntos.
E o mais importante de tudo: creiam em Deus, estudem a palavra e a pratiquem, até o momento da partida.