Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Na hora do perrengue profissional, o que fazer?

Publicado em 11/07/2025 às 06:00.

Nesta atual conjuntura global extremamente dinâmica, complexa e imprevisível, seguramente todos passamos ou passaremos por situações difíceis no nosso trabalho, em que decisões precisarão ser tomadas, com suas respectivas consequências.

Nesse diapasão, ricos ensinamentos de Ding-Chuan Chen, fundador da Everlight Chemical, uma empresa de produtos químicos de alta tecnologia em Taiwan que opera em 6 países e tem mais de 1.800 funcionários.

Em recente artigo, dispôs que “Todo indivíduo que entra no mercado de trabalho possui certas habilidades que lhe foram conferidas por Deus, e que o capacitam a estabelecer-se em um ambiente competitivo. Entretanto, quando tudo está correndo bem, é fácil tornar-se autoconfiante – e até mesmo orgulhoso – e gradualmente se afastar de Deus. Isso se assemelha ao que aconteceu com Ló no Antigo Testamento da Bíblia, que gradualmente moveu sua tenda em direção à pecaminosa cidade de Sodoma, o que por fim o levou à ruína.

Quando enfrentamos dificuldades nos negócios, temos duas escolhas: confiar somente nas pessoas ou ficar na dependência do Deus Todo Poderoso. Jeremias 17:5-8 descreve os resultados diferentes dessas duas escolhas: “... Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor... Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro... nem deixará de dar fruto.”

Em 1971, pouco depois de minha companhia ser estabelecida, a Everlight Chemical se confrontou com a crise global de petróleo, colocando o negócio em uma difícil posição. Naquele momento, algumas pessoas sugeriram que nós designássemos um legislador para ser o chairman da empresa e assegurar o suporte financeiro dos bancos. Eu tinha que escolher entre contar com as pessoas ou confiar em Deus, e eu escolhi confiar em Deus para proporcionar direção e provisão.

Em 1988, a Everlight Chemical tornou-se uma empresa pública de sucesso, ao entrar para a bolsa de valores de Taiwan. Enquanto eu preparava o texto para a apresentação da listagem de ações, me senti tomado por profunda gratidão a Deus e decidi incluir a seguinte declaração: “Conduzir os negócios de acordo com as verdades reveladas na Bíblia, certamente levará às bênçãos e sucesso dados por Deus.” Desde então, no perfil e notas liberadas para a imprensa pela Everlight Chemical temos consistentemente ressaltado que somos uma companhia que se esforça por testemunhar de Deus.

Na Convenção do CBMC de 1997, eu aprendi que o propósito de um negócio cristão difere dos empreendimentos não cristãos no seu objetivo, que é “glorificar a Deus”. Esse entendimento esclareceu para mim que a missão de uma empresa cristã é não apenas testemunhar a favor de Deus, mas também trazer glória para Deus.

Everlight Chemical tem enfrentado muitos desafios no campo das indústrias de alta tecnologia. Entretanto, temos escolhido confiar em Deus e atribuir o sucesso do nosso negócio a Ele.  Devido à graça, direção e fiel provisão de Deus, temos sido abençoados com talento, sabedoria e ótimos clientes, permitindo que muitas novas empreitadas de risco se transformem gradualmente, passando de perdas para lucros.

Acredito que o sucesso de nossa companhia é, sem dúvida, uma manifestação da graça de Deus. Com afirma Miquéias 6:8, Deus quer que se “...pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Andar com o Senhor e estabelecer um relacionamento íntimo com Ele nos capacita a permanecermos inabaláveis no mercado de trabalho em constante mudança e testemunhar o que consta de Salmos 23:1: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por