Nesta atual conjuntura global extremamente dinâmica, complexa e imprevisível, seguramente todos passamos ou passaremos por situações difíceis no nosso trabalho, em que decisões precisarão ser tomadas, com suas respectivas consequências.
Nesse diapasão, ricos ensinamentos de Ding-Chuan Chen, fundador da Everlight Chemical, uma empresa de produtos químicos de alta tecnologia em Taiwan que opera em 6 países e tem mais de 1.800 funcionários.
Em recente artigo, dispôs que “Todo indivíduo que entra no mercado de trabalho possui certas habilidades que lhe foram conferidas por Deus, e que o capacitam a estabelecer-se em um ambiente competitivo. Entretanto, quando tudo está correndo bem, é fácil tornar-se autoconfiante – e até mesmo orgulhoso – e gradualmente se afastar de Deus. Isso se assemelha ao que aconteceu com Ló no Antigo Testamento da Bíblia, que gradualmente moveu sua tenda em direção à pecaminosa cidade de Sodoma, o que por fim o levou à ruína.
Quando enfrentamos dificuldades nos negócios, temos duas escolhas: confiar somente nas pessoas ou ficar na dependência do Deus Todo Poderoso. Jeremias 17:5-8 descreve os resultados diferentes dessas duas escolhas: “... Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor... Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro... nem deixará de dar fruto.”
Em 1971, pouco depois de minha companhia ser estabelecida, a Everlight Chemical se confrontou com a crise global de petróleo, colocando o negócio em uma difícil posição. Naquele momento, algumas pessoas sugeriram que nós designássemos um legislador para ser o chairman da empresa e assegurar o suporte financeiro dos bancos. Eu tinha que escolher entre contar com as pessoas ou confiar em Deus, e eu escolhi confiar em Deus para proporcionar direção e provisão.
Na Convenção do CBMC de 1997, eu aprendi que o propósito de um negócio cristão difere dos empreendimentos não cristãos no seu objetivo, que é “glorificar a Deus”. Esse entendimento esclareceu para mim que a missão de uma empresa cristã é não apenas testemunhar a favor de Deus, mas também trazer glória para Deus.
Everlight Chemical tem enfrentado muitos desafios no campo das indústrias de alta tecnologia. Entretanto, temos escolhido confiar em Deus e atribuir o sucesso do nosso negócio a Ele. Devido à graça, direção e fiel provisão de Deus, temos sido abençoados com talento, sabedoria e ótimos clientes, permitindo que muitas novas empreitadas de risco se transformem gradualmente, passando de perdas para lucros.
Acredito que o sucesso de nossa companhia é, sem dúvida, uma manifestação da graça de Deus. Com afirma Miquéias 6:8, Deus quer que se “...pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Andar com o Senhor e estabelecer um relacionamento íntimo com Ele nos capacita a permanecermos inabaláveis no mercado de trabalho em constante mudança e testemunhar o que consta de Salmos 23:1: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.”