Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

O presidente da AMM e o papel que terá nas eleições 2026

Publicado em 28/11/2025 às 06:00.

Em uma disputa acirrada e com fortes opositores no alto escalão do governo Zema, Falcão se mostrou um forte articulador e venceu a disputa para a presidência da AMM (Associação Mineira dos Municípios). Desde maio deste ano, quando tomou posse, sua gestão se destaca por sua postura proativa e agregadora das pautas municipalistas.

Assim sendo, pode ser posicionado no xadrez eleitoral para um cargo majoritário no pleito do próximo ano. Mesmo que não saia candidato, sem dúvida terá forte protagonismo na disputa pela sua liderança e representatividade que exerce junto aos prefeitos mineiros. 

Na sequência, uma breve entrevista com Luís Eduardo Falcão, presidente da AMM.

Quais as principais ações da AMM em sua gestão?

Somos hoje a maior Associação municipalista da América Latina, com quase 100% das cidades mineiras filiadas. Nossa gestão tem priorizado três eixos: apoio técnico e institucional às prefeituras, elaboração de projetos e orientação para captação de recursos. Também a defesa do municipalismo, com articulação política junto ao governo estadual e federal para defender repasses justos e autonomia aos municípios. Promovemos capacitação contínua para modernizar a gestão pública, com cursos, seminários e treinamentos em temas como planejamento urbano, controle fiscal e comunicação. Vamos investir na promoção da área técnica de tecnologia para que as prefeituras tenham facilidade no acesso a serviços de inteligência artificial, proteção de dados e automação que gerem maior eficiência e resultados. E também intensificamos a interlocução entre prefeitos, com eventos regionais, para que as boas práticas sejam compartilhadas e Minas Gerais caminhe de forma integrada. 

Como está atualmente a relação do Governo do Estado com os prefeitos?

Há abertura do governo para discutir em áreas como saúde e saneamento. No entanto, ainda há desafios: as prefeituras enfrentam carência de recursos e burocracia para implementar políticas. A AMM tem atuado como interlocutora, buscando agilizar convênios e defender repasses mais justos. Acredito que esse canal de comunicação vem evoluindo, mas é fundamental que seja ativo e transparente durante todo o período.

Qual sua análise do cenário eleitoral para o governo de Minas em 2026?

O cenário eleitoral de Minas está indefinido, o que reforça a importância de um debate focado em projetos, especialmente nas áreas de desenvolvimento regional, infraestrutura e apoio às cidades. Vejo que prefeitos e gestores municipais têm papel fundamental nesse debate, pois somos quem vivencia diariamente os desafios. Ninguém bate na porta do governador ou de um secretário de Estado. Quando precisam resolver algum problema, são os prefeitos e vereadores que as pessoas procuram. Por isso é fundamental que as candidaturas passem pela escuta da realidade das pessoas, que acontece não em palácios, mas sim nas cidades.

Seu nome tem sido citado por prefeitos do Estado. Você se coloca como pré-candidato?

Sinto-me honrado com a lembrança dos colegas prefeitos; esse reconhecimento é fruto do trabalho que a AMM vem desenvolvendo, representando hoje 838 cidades mineiras. E, também, da reeleição em Patos de Minas, a primeira na história da cidade, com mais 90% de aprovação. Meu compromisso hoje é com a gestão da minha cidade e com os resultados na Associação. Mas sim, quero estar em um projeto de renovação que seja focado no futuro do nosso Estado, que esteja próximo das pessoas e olhe pra frente com diálogo e eficiência. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por