Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Sim, vale a pena agir de forma ética!

Publicado em 26/09/2025 às 06:00.

Apesar dos fatos e inúmeros exemplos contrários, agir de forma ética é o melhor investimento que fazemos em nossas vidas. Um bom alimento sobre essa temática é o recém artigo do escritor mexicano Edgar Medina, disposto a seguir.

 “Não existe algo como ética empresarial”, diz o renomado escritor John Maxwell. “Existe apenas ética.” Isto é verdade; a ética não pode ser limitada a apenas uma área da vida. Infelizmente, este é um assunto quase esquecido pelas instituições e organizações em muitas partes do mundo – especialmente neste cada vez mais competitivo mundo focado em resultados imediatos. Sob tal pressão, agir com integridade pode ser visto como uma desvantagem. Mas, na realidade, é o oposto: a ética constrói confiança e a confiança é o alicerce para todo relacionamento sólido e duradouro. 

No mundo dos negócios, a confiança não se constrói da noite para o dia; ela é conquistada ao longo do tempo através de decisões consistentes, cumprimento de promessas, e comportamento firmado em princípios sólidos. Um cliente, fornecedor ou colega que vê integridade em nossas ações, está mais propenso a construir relacionamentos de longo termo, recomendar-nos e associar-se a nós em projetos futuros. A ética não é apenas um valor moral, mas também um valor estratégico.

Eis porque, embora agir eticamente nem sempre seja o caminho mais fácil, ele é certamente o mais lucrativo a longo prazo. Vamos olhar um pouco da sabedoria bíblica:

1.    Evite atalhos. Não existe distância menor entre dois pontos do que uma linha reta; e nem distância mais longa do que um atalho. “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12).

2.    Examine suas verdadeiras intenções. A natureza humana frequentemente nos conduz ao autoengano; nos justificamos e mentimos para nós mesmos. Precisamos estar dispostos a prestar contas e permitir que outros apontem nossos erros. “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e a sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9).

3.    Reconheça suas falhas éticas. Ninguém é perfeito. Eventualmente, todos nós caímos. O mérito real não está em jamais cair, mas em levantar-se, assumir a responsabilidade e desculpar-se quando necessário. “Pois, ainda que o justo caia sete vezes, tornará a se levantar, mas os ímpios tropeçarão no mal” (Provérbios 24:16).

4.    Preste atenção aos sinais de alerta. A falta de integridade jamais surge da noite para o dia. A falha verdadeira consiste em ignorar os sinais que ameaçam nosso caráter. “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; mas os ingênuos seguem adiante e sofrem as consequências.” (Provérbios 22:3).

5.    Não brinque com fogo – você acabará se queimando. “Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a sua roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os seus pés?” (Provérbios 6:27-28).

6.    Procure conselhos quando tiver que tomar decisões éticas. Apoie-se em pessoas íntegras. “Sem orientação a nação cai; mas a vitória se alcança com muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14).

7.    Esteja pronto para pagar o preço. A ética é uma força construída a partir de pequenas escolhas consistentes para fazer o que é certo. “Quem segue a justiça e o amor encontra vida, justiça e honra.” (Provérbios 21:21).

Nossa ética é revelada pela integridade – sermos a mesma pessoa em todas as situações; fazermos o que é certo mesmo que ninguém mais esteja fazendo; recusando-nos a fazer o que é errado mesmo que todo mundo o esteja fazendo. Para os negócios e líderes atuais, a alternativa mais lucrativa é se tornar o tipo de parceiro com quem eles desejam fazer negócios. O caminho é chamado de Ética”.   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por