A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial, em uma sinalização clara do seu potencial para o protagonismo dos povos e desenvolvimento das nações.
O sorrateiro e inesperado momento Covid desnudou a nefasta desigualdade entre povos e nações, em que os mais favorecidos foram menos prejudicados com amplo acesso a tecnologias e equipamentos, permitindo o teletrabalho e aulas on line. Neste diapasão, o setor do audiovisual, em todas as suas possibilidades e modalidades, contribuiu sobremaneira para conectar pessoas, ideias, informação e formação. Uma realidade foi antecipada em uns vinte anos devido às exigências ainda em voga em detrimento da pandemia.
Um novo mundo requer novas idéias, reciclagem de outras, com ênfase em elementos e modalidades criativas e inovadoras. Caso contrário, a travessia do deserto será ainda mais longa e árdua.
Neste ano, o simbolismo do dia da criatividade será celebrado nos próximos dias 21 e 22 de abril. O evento contará com a participação de cerca de 120 cidades em 15 países que receberam os direitos de representação no World Creativity Day 2021.
Conforme informações em seu portal, “o World Creativity Day, maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo assumiu um compromisso com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho. Por isso, estamos liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada, reunindo algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país para apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento das habilidades do futuro”.
Nesta edição, com apoio do Fórum Econômico Mundial, o foco é a empregabilidade e geração de renda, fazendo a revolução criativa através da educação para as novas habilidades exigidas pelo mercado, o que indubitavelmente é de grande valia para pessoas e também para os países, em seus singulares momentos de recuperação econômica e social.
Como nas outras edições, o dia mundial da criatividade tem o amálgama de “uma comunidade global que reúne líderes criativos, empreendedores, anfitriões, inspiradores, voluntários, participantes e parceiros para engajar cidades e organizações na promoção da criatividade através de um ecossistema intersetorial com recursos para implementar atividades e soluções em níveis locais e globais”.
E um elemento motivador para os participantes. Após o encerramento no dia 22 de abril, cada participante terá acesso a uma bolsa de estudo para um curso oferecido por uma das escolas parceiras desta edição, conforme disponibilidade. A expectativa dos organizadores que sejam ofertadas cerca de 30 mil bolsas das 32 escolas parceiras.
Importante ressaltar que todas as atividades do evento serão gratuitas, mediante aplicativo ou pela plataforma oficial do evento na internet.
Aplausos para esta iniciativa, não desconsiderando em hipótese alguma outro grande desafio para todos nós, sejamos governantes, empresários, estudantes ou da sociedade civil organizada, a saber: reduzir o brutal gap tecnológico do país, e criar condições de acesso a internet a cerca de 40 milhões de brasileiros que não acessam esta fundamental e indispensável ferramenta da atualidade.
Informações a inscrições para o Dia Mundial da Criatividade: https://www.worldcreativityday.com/brazil