Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

A Vale não para de enrolar e BH pode ficar sem água

Publicado em 18/04/2022 às 06:00.

Certamente faltou água na sua torneira nos últimos dias, não é verdade? E isso poderia ter sido evitado se a fonte de captação de água do Rio Paraopeba, atrasada há quase dois anos, tivesse sido entregue pela Vale à Copasa. Com o rompimento da barragem em Brumadinho – aquela barragem da Vale, onde centenas de pessoas perderam suas vidas pela irresponsabilidade e pela vontade de lucro da empresa em detrimento da vida humana – a lama contaminada inutilizou a antiga fonte e Belo Horizonte perdeu cerca de 20% da capacidade de captação de água.

A partir daí nós ficamos dependendo dessa obra para que as coisas se resolvessem. A nova estação, que começou a ser construída em outubro de 2019, deveria estar concluída em setembro de 2020. De lá pra cá, só enrolação por parte da mineradora, que não cumpre com sua responsabilidade firmada em um termo de compromisso assinado em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Em seu site oficial, a Vale se vangloria de figurar entre as grandes mineradoras globais, sendo a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel. Ora, como uma empresa tão poderosa pode atrasar por quase 2 anos uma obra muito mais simples que boa parte de suas operações? É difícil imaginar que esta obra demoraria tanto para ser concluída se a sua destinação final fosse o lucro da própria empresa, não é mesmo?

Assim que aconteceu o rompimento da Barragem em Brumadinho, instauramos uma CPI em Belo Horizonte. Por quê? Porque a gente ia ficar sem água! Foram audiências públicas, visitas técnicas, visita ao Ministério Público, até sobrevoar a área já sobrevoamos. E, finalmente, a Justiça determinou que uma nova fonte de captação fosse entregue pela Vale para todo o Estado de Minas Gerais. Problema resolvido? Quem dera! Até agora nada.

Na última semana eu pisei novamente naquele lugar onde centenas de pessoas perderam suas vidas pela irresponsabilidade de uma empresa que só visa o lucro, para cobrar que essa obra seja entregue o quanto antes e que nós não tenhamos mais risco de ficar sem água na torneira. Esperamos que a Vale não siga desrespeitando uma ordem judicial sem qualquer punição. Com a palavra, o Ministério Público e a Justiça. Eu vou continuar cobrando até que isso seja solucionado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por