Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Anel Rodoviário: uma luta por toda Minas Gerais

Publicado em 11/04/2022 às 06:00.

Você certamente já ouviu várias notícias sobre acidentes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte e quando passa pela rodovia, principalmente na altura do bairro Betânia, dá aquele frio na barriga. E não é pra menos. Pra mim, esses acidentes sempre foram mais do que notícias ou meras estatísticas. Eram histórias de pessoas reais, gente do meu bairro.

Corredor com o maior tráfego de veículos de Belo Horizonte e palco de tragédias que marcaram a memória dos mineiros, o Anel Rodoviário lidera as estatísticas de acidentes de trânsito na capital há cinco anos. De 2014 a 2018, mais de 4 mil ocorrências foram registradas na via, segundo levantamentos da BHTrans.

O histórico de acidentes graves dá a dimensão do quanto a rodovia é perigosa para motoristas e pedestres. Em janeiro de 2011, uma carreta desgovernada atingiu 15 veículos na pista, no sentido Vitória. A tragédia matou cinco pessoas, dentre elas uma criança de apenas 2 anos.

De acordo com Osias Baptista, consultor em transporte e trânsito em entrevista para o G1, o Anel Rodoviário é campeão de acidentes na capital em função de várias questões. A primeira é que lá se concentra o maior volume de tráfego em BH. Então, tem a maior probabilidade de ocorrências.

A segunda é a mistura do tráfego rodoviário com o urbano. Então, há muitas pessoas focadas na direção do dia a dia, na escola do filho, em chegar a tempo para o trabalho e, ao mesmo tempo, caminhões que estão simplesmente atravessando a cidade. Eles têm visões diferentes do trânsito, se ligam de maneira diferente a cada situação, o que tende a aumentar a taxa de acidentes.

A outra questão é que o Anel, na verdade, nunca foi implantado. Desde que começou, está sempre faltando alguma coisa.

Uma coisa que faltava era a área de escape. Elas são uma realidade em estradas mundo afora para evitar acidentes graves. E era inaceitável que não tivéssemos algo assim aqui em BH. Quando comecei a defender essa área para o Anel Rodoviário, houve quem até achasse engraçado que um vereador se metesse nesse assunto. Mas deu certo. Fui a Brasília, conversei com ministro, conversei com o Dnit, conversei com a prefeitura.

Essa é uma obra importante demais e não é só para nossa capital. É pra Minas Gerais inteira. Quantas vidas poderiam ter sido salvas se caminhões desgovernados tivessem parado numa área como essa? Em breve, isso vai ser realidade no Anel Rodoviário. Essa luta é minha, essa luta é de Minas Gerais!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por