Inaugurada em 1º de agosto de 2022, a área de escape do Anel Rodoviário, localizada na descida do Bairro Betânia já evitou vários acidentes e poupou vidas e prejuízos no local onde de 2014 a 2018, mais de 4 mil ocorrências foram registradas, segundo levantamentos da BHTrans.
A estrutura fica no sentido Vitória, próximo ao acesso ao bairro Buritis. Feita com concreto, são 100 metros de comprimento e diversas camadas de brita e esferas de cerâmica que têm o objetivo de impedir que veículos pesados continuem a descida do trecho quando estiverem sem freios.
Tendo nascido no Bairro Novo das Indústrias, na região do Barreiro, cresci vendo de perto as mortes no Anel. Por isso, desde o primeiro dia do meu mandato escolhi como prioridade a busca por uma resolução para esse problema.
Foi aí que conheci a área de escape, uma obra simples, mas capaz de evitar acidentes com caminhões desgovernados, justamente os mais graves e que causam mais mortes naquela via. A batalha ainda seria longa. Precisei ir até Brasília para conversar com o ministro Tarcísio de Freitas e resolver as burocracias que impediam o início dos trabalhos. Mas todo o esforço valeu a pena e, 15 dias após a inauguração, em 16 de agosto de 2022, a área de escape já foi utilizada pela primeira vez e evitou um acidente que poderia ser fatal. E de lá para cá foi usada quase 10 vezes!
Em 27 de fevereiro desse ano, um ônibus de turismo com 41 passageiros também usou a rampa de escape. De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, o motorista do coletivo disse que perdeu o freio na descida do bairro Betânia e, observando a sinalização de advertência, manobrou o veículo até o dispositivo de segurança. Ninguém ficou ferido!
Na última semana uma carreta que transportava uma chapa de ferro teve que usar o espaço na manhã de domingo (18/6). Essa foi a segunda ocorrência na área de escape em um intervalo de três dias. O aparelho foi usado também na quinta-feira (15/6), quando um caminhão guindaste, que estava sem freio, usou o local para ser parado.
Na última ocorrência, o motorista explicou que passava pelo viaduto que fica entre a MG-356 ao Anel Rodoviário, quando percebeu que os freios estavam com problema. A carga pesava cerca de 30 toneladas. De acordo com a BHTrans, a carreta vinha de Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, com destino a Sabará, na Região Metropolitana de BH. Imagine o estrago que foi evitado. Conseguem calcular quantas vidas já foram e ainda serão poupadas com a área de escape? Valeu a pena a luta de 5 anos para que essa obra acontecesse.
Para mim é um orgulho de fazer parte disso. É realmente muito bom ver que a nossa Área de Escape vem salvando vidas num lugar que sempre foi conhecido pelas mortes trágicas. Tenho certeza de que ainda precisamos fazer muito mais. Sigo trabalhando para que nosso povo e nossa cidade sejam transformados para melhor através da política.