Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

E a saúde em BH, como vai?

Publicado em 20/11/2023 às 06:00.

Em seu art. 196, a Constituição reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Hoje a saúde continua sendo um dos principais desafios dos governantes. Pesquisa Ibope divulgada em 2016 aponta que a saúde é o principal problema enfrentado em Belo Horizonte. De lá para cá muita coisa melhorou, mas ainda há muito o que fazer! Por isso a saúde sempre foi uma das minhas principais bandeiras.

No meu segundo mês de mandato como vereador, em 2017, aprovei o PL 157/2017, de minha autoria, que altera as condições de ocupação do solo em BH, com o objetivo de estimular a abertura de hospitais. Várias unidades de saúde já foram construídas com base nessa lei.

Em 2018 visitei todos os Centros de Saúde da Regional Oeste e de diversas regionais de Belo Horizonte. Vários encaminhamentos que fizemos à prefeitura foram atendidos com reforma, ampliação e estruturação desses equipamentos. Naquela época, entre várias situações delicadas, uma delas se destacou: o Centro de Saúde Cabana. O que era para ser um local provisório permaneceu por décadas e, enquanto a comunidade sofria com falta de estrutura básica e acessibilidade zero, um terreno da PBH aguardava a construção de um novo centro.

Ao tomar conhecimento da situação, imediatamente conversei com a coordenação da regional oeste, com o secretário de saúde e me reuni com o prefeito Alexandre Kalil solicitando que uma solução urgente fosse tomada. O posto foi construído e servindo a comunidade local. História parecida se passou no Bairro Havaí, junto à comunidade, conseguimos que a prefeitura construísse um novo Centro de Saúde em um terreno baldio, alvo de constantes tentativas de invasão.

Resumindo nossa atuação na área de saúde, agora com as emendas impositivas, tenho destinado milhares de reais a equipamentos de saúde públicos e privados que atendam o SUS. Destinei verbas para o Hospital da Baleia, Evangélico, Saulo de Tarso, entre outros. Para os centros de saúde foram quase R$ 800 mil somente em 2023!

Estou acompanhando também as ocorrências relacionadas à violência nos Centros de Saúde da capital em 2023. Agentes da Guarda Civil Municipal começaram a fazer a segurança dos 152 postos. No primeiro dia de ação fui conferir de perto como ela está sendo feita. A comunidade, entretanto, pede que o horário seja ampliado e estenda a todo o período de funcionamento dos centros, que é de 7h às 19h. Já fiz o pedido à PBH e agora irei acompanhar.

Estamos atentos à saúde de BH, mas cada um dos cidadãos pode ajudar a melhorá-la, enviando sugestões ou demandas. Juntos, podemos melhorar a cada dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por