Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Pela melhoria do transporte público em BH

Irlan Melo
Publicado em 27/06/2022 às 06:00.

Todo mundo sabe que o transporte público em BH é terrível. Ônibus velhos, poucas linhas e carros e passagens cada vez mais caras. Quem depende de ônibus na nossa cidade sofre e muito. Todos os dias a imprensa denuncia a insatisfação do usuário e nada é feito. Isso sem falar do nosso tão sonhado metrô, que já virou, literalmente, piada!

Para piorar, desde o começo do ano, diversas linhas de ônibus deixaram de circular sob a alegação de que há uma inviabilidade financeira para que os veículos continuem rodando. Se está ruim para as empresas de ônibus, se está ruim para a prefeitura, imagine para o usuário que precisa se submeter a condições precárias?

As consequências da péssima qualidade do serviço prestado à população não se resumem a atraso e desconforto. Patrões estão demitindo funcionários para dar preferência para pessoas que não dependem do transporte público para ir trabalhar.

Lojistas reclamam do esvaziamento do Centro da capital, uma vez que a população evita cada vez mais pegar ônibus para ir às compras, consultas e resolver questões na área central.

Com isso, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara Municipal e das empresas de transporte público assinaram acordo que prevê aumento de ônibus nas ruas sem o reajuste no preço das passagens. O acerto envolve 17 pontos para a melhoria da prestação do serviço e, na semana passada, o projeto foi aprovado no Plenário, com 37 votos favoráveis e dois contrários.

Também aprovamos a emenda que autoriza a prefeitura a ampliar em R$ 5,9 milhões o subsídio destinado aos permissionários do transporte suplementar, que ao todo chegará a R$ 11 milhões à categoria.

Agora vamos lá, o que eu penso sobre o subsídio para as empresas de ônibus? Sinceramente, sou contra, mas deixa eu te explicar uma coisa. Se esse projeto não for aprovado, a passagem vai aumentar. E eu sei que o seu bolso não aguenta mais esse aumento! Por isso, votei a favor.

Também me revolta ver o poder público dar mais dinheiro para as empresas de ônibus, mas eu preciso ter responsabilidade. Mas é claro que a gente não vai dar dinheiro para os empresários sem cobrar nada em troca, né?

Lembrando que essa é uma medida emergencial, para evitar mais um aumento abusivo no preço da passagem. Mas a solução definitiva só virá com o fim deste contrato, que tanto prejudica a vida do usuário do transporte público em BH. E essa seguirá sendo a nossa luta!
Pelo seu direito, pela justiça.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por