Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Quatro décadas de força, justiça e protagonismo feminino

Publicado em 27/10/2025 às 06:00.


Nesta semana, vivi mais um momento marcante do meu mandato e da minha trajetória pública: a entrega do Título de Honra ao Mérito à Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ, que completa 40 anos de fundação. A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi repleta de emoção, reconhecimento e gratidão.

Fundada em nossa capital, em 3 de agosto de 1985, a ABMCJ é uma organização não governamental sem fins lucrativos, composta por advogadas, promotoras, magistradas, procuradoras, delegadas, defensoras e professoras universitárias que se uniram em torno de um propósito comum: promover o estudo crítico do Direito e defender o empoderamento das mulheres de carreira jurídica.

A cada relato e testemunho compartilhado naquela noite, foi impossível não se emocionar com a grandiosidade dessa história. São quatro décadas dedicadas à luta pela igualdade de gênero, ao fortalecimento da presença feminina no sistema de Justiça e à valorização da mulher como ser humano pleno, digno e essencial para o desenvolvimento social.

Mais do que uma entidade, a ABMCJ é um movimento de transformação. O que começou aqui, em Belo Horizonte, ultrapassou fronteiras e hoje tem alcance internacional. A associação é membro da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques – FIFCJ, fundada em 1928, em Paris, e que atua junto à ONU em defesa dos direitos humanos e da erradicação de todas as formas de discriminação contra a mulher.

Ao entregar hoje este Título de Honra ao Mérito, esta Casa reconhece o valor de uma trajetória que honra não apenas as mulheres do Direito, mas todo o universo jurídico brasileiro. Reconhece também o exemplo de ética, solidariedade e compromisso social que a ABMCJ representa.

Como amigo advogado e professor em faculdade de direito não posso deixar de registrar minha admiração por cada mulher que, com firmeza e sensibilidade, vem transformando o ambiente jurídico em um espaço mais justo, humano e equilibrado. Acredito que a força de uma sociedade está na justiça e na dignidade com que trata as pessoas. E, ao homenagear a ABMCJ, celebramos justamente isso: a força transformadora de mulheres que não apenas interpretam as leis, mas as humanizam com sua presença, seu exemplo e sua dedicação.

Parabéns à ABMCJ pelos 40 anos de história e conquistas. Que venham muitas outras décadas de inspiração, de lutas vitoriosas e de compromisso com um Brasil mais justo, inclusivo e humano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por