“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.” Provérbios 23:26:
Mais uma vez está chegando o Natal. A festa, como de costume, tem sido uma ocasião para se dar presentes uns aos outros, farrear e compartilhar centenas de artezinhas nos grupos de Whatsapp.
Se no Natal celebramos o nascimento de Jesus, é Ele quem deveria receber presentes. Geralmente ao visitarmos uma criança recém-nascida levamos um presente. Isto é muito bom. Quando Jesus nasceu não foi diferente. O Evangelho de Mateus conta que magos do Oriente, encontrando o menino, “abriram seus cofres e ofereceram-lhes presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2,1-12).
Você já pensou o que dará para Jesus neste Natal? Você conhece Jesus, nascido em Belém, para dar o seu presente? O que será que Jesus gostaria de receber de nós? A resposta está no texto que lemos ao início. Não há dificuldade para dar o presente para Jesus, porque Ele já especificou o que Ele quer receber, e o que Ele pede está ao alcance de todos.
Vamos pensar sobre este presente para Jesus. Esse pedido procede de Deus. Notem as palavras “Dá-Me, filho Meu”. Ora, se eu sou o Seu filho, Ele é o meu Pai, evidentemente. O nosso relacionamento para com Deus é de Pai para filhos. Cristo mesmo nos ensinou a orar a Deus, dirigindo-nos a Ele como um Pai: “Pai nosso, que estás nos céus” (Mateus 6:9).
Deus é um Pai de amor e misericórdia, e nos faz este pedido de presente, como haveríamos de negar o Seu pedido? Não temos uma alternativa, em vista do Seu maravilhoso amor, senão de atender o Seu pedido. O que você fará quanto a este pedido do Senhor?
O que é o coração? Quando Deus pede o coração, Ele quer dizer a mente completa, a nossa vontade, o nosso eu individual. Deus pede apenas o coração. Coração é algo que todos têm: ricos e pobres, sábios ou iletrados, fracos ou fortes – todos têm um coração para dar. É um pedido que todos podem dar: Deus não pede o que nos é impossível. Ele conhece as nossas limitações, e só pede o que está ao nosso alcance. Entretanto, Deus pede, mas não exige. Ele não força a nossa vontade.
Por que Deus pede o coração? Pois Ele quer um coração enfermo, maligno, pecaminoso, triste? Por que Deus pede esse coração rebelde, em guerra, esse coração turbado, enganoso? Deus hoje nos diz: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração”, para que Eu possa trocá-lo por um novo coração. Dá-Me o seu coração cansado; Dá-Me o seu coração triste, abatido, esse coração poluído pelo pecado, esse coração fraco e tremente, que Eu lhe darei um novo coração.
Se você ainda não entregou o seu coração a Jesus, entregue-o agora. Dê de presente para Jesus. Você gostaria que Jesus Cristo entrasse na sua vida, realizando uma transformação completa, trocando o seu velho coração por um novo?
Como você responderá ao pedido de Deus: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração”? Dê a Jesus neste Natal o que ele mais deseja: você mesmo.
Deus te abençoe. Feliz Natal!