Todos nós estamos acompanhando perplexos as consequências das fortes chuvas que têm assolado Minas Gerais nos últimos dias. Além do prejuízo material, como é ruim começar um ano com tantas notícias ruins e perdas humanas.
Não é novidade que essa época do ano as chuvas são intensas, mas todos nós percebemos que, dessa vez, as chuvas permaneceram como nunca. Sabemos que infelizmente parte desses prejuízos poderia ser evitada caso o Estado atuasse de forma preventiva em vez de, em alguns casos, literalmente apenas tapar buracos.
Em Belo Horizonte, por exemplo, a chuva sempre castigou a Tereza Cristina, na regional oeste. Inclusive, foi por lá que comecei minha atuação como vereador. Os moradores da avenida nessa época do ano não têm um minuto sequer de paz. As chuvas inundam a via, principalmente na “junção” de 90 graus com o córrego ferrugem. Uma história sem fim, um problema histórico e vergonhoso para Belo Horizonte, Contagem e o estado de Minas Gerais.
Desde 2017 venho cobrando. Ano passado entrei com uma representação criminal no Ministério Público contra os responsáveis. Dias depois, Belo Horizonte, Contagem e governo de Minas assinaram um convênio para finalizarem as obras necessárias para terminar esse sofrimento. Até hoje Belo Horizonte reclama que “não recebeu o dinheiro” do Estado de Minas e o Estado de Minas diz que Belo Horizonte “não fez” a sua parte! Chega de burocracia e interesses políticos. Cansou já.
Esse tipo de enrolação e falta de interesse pela dor do povo se entende por toda cidade, Estado e por todo Brasil. Principalmente pelo fato de não ser aquele tipo de obra que a maioria dos políticos gosta de fazer. Enquanto isso, o povo perece.
Vou continuar lutando, buscando, pressionando e fazendo o impossível para que os problemas com as chuvas sejam pelo menos minimizados.
Aproveito para deixar as condolências aos que perderam entes queridos, desejar força e fé para os que precisam se reerguer e parabenizar a Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais. O que essas instituições têm feito para salvar vidas e minimizar os impactos das chuvas em nossas cidades é digno do nosso total respeito.
No mais, vamos nos cuidar e ficar atentos aos avisos da Defesa Civil que são enviados via SMS. Para cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo para o cidadão.
Deus abençoe a todos!