José Roberto LimaJosé Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 16 Concursos”

'Carnaval' sem 'Carnaval' de concurseiro

Publicado em 16/02/2021 às 18:57.Atualizado em 05/12/2021 às 04:11.

Desde a estreia desta coluna, em março de 2013, já escrevi vários artigos sobre o Carnaval, relacionando a festa momesca com os concursos. Foi assim, por exemplo, em 23.3.14, quando escrevi “o lepo lepo e a concurseira”. Comentei o sucesso carnavalesco daquele ano, e citei a paródia que uma garota de 16 anos fez para uma amiga, a qual havia sido desprezada pelo namorado. Mas eis que a amiga passou num concurso e o namorado quis voltar. Só que, agora, ela quer mais do que o “lepo lepo”.

Também escrevi “bloco unidos da apostila” (7.2.16). Discorri sobre os sentimentos que transitam entre o estudante e o folião. E recomendei moderação, tal como o Apóstolo Paulo nos ensina: “Tudo posso, mas nem tudo me convém” (1Cor 6, 12). 

De fato, equalizando as horas de estudos com a folia, a quarta-feira chegará sem sentimentos de culpa. E, entre os campeões, podem estar os Acadêmicos do Tucuruvi, a Estação Primeira de Mangueira, etc. Mas, para o concurseiro, o bom mesmo é ver este campeão: Bloco Unidos da Apostila.

Em 19.2.17 foi a vez de perguntar: “carro naval ou festa da carne?” Fiz reflexões sobre a história e a etimologia da palavra “Carnaval”. Comentei que a festa momesca pode ser incompatível com o seu estilo de vida, ou com seus princípios religiosos. Mas não é necessariamente incompatível com os estudos. Só haverá problemas se os Pierrôs, Arlequins e Colombinas não separarem uma horinha para leituras e revisões. Aí, a quarta-feira chega pesada!! 

Às vezes eu me surpreendo com meus próprios textos, relacionando os mais variados assuntos ao tema de concursos e Enem. Além do Carnaval, já falei sobre as datas comemorativas mais conhecidas (não me escapou um único mês do ano). 

Mas eu jamais imaginei que teríamos um “Carnaval” sem “Carnaval”. Então, espero que meus alunos e leitores, se caíram na folia, que tenha sido sem aglomerações e sem exageros. E que não tenham se esquecido por completo dos estudos. 

E, como hoje é Quarta-Feira de Cinzas, retomemos firmemente os estudos. Porque, em se tratando de concursos, “este ano não será igual àquele que passou”. Muitas oportunidades nos aguardam para este ano de 2021.

A todos eu desejo bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por