José Roberto LimaJosé Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 16 Concursos”

Desculpas para não estudar-1

Publicado em 01/06/2022 às 06:00.

Quando o assunto é um motivo para não estudar, um dos fenômenos mais debatidos na Pedagogia e na Psicologia é a autossabotagem. Isso consiste em a pessoa dar, para si mesma, uma desculpa. E são tantas... que esse artigo será dividido em duas partes (pelo menos, duas partes).

Hoje teremos "desculpas para não estudar-1". E, na próxima semana, "desculpas para não estudar-2 - a missão" (eu adoro esses títulos que nos remetem ao cinema).

Porém, para este texto, falaremos apenas sobre a desculpa "campeã de audiência", quando o assunto é concurso em ano eleitoral. Porque, ao contrário do que se costuma ouvir e dizer, as eleições não impedem a realização de concursos. Portanto, não vão colar as frases do tipo "eu até queria passar num concurso, mas estamos em ano eleitoral".

O que a lei eleitoral 9.504/97 impede não é a realização de concurso. Ela impede apenas a homologação da lista de aprovados e a nomeação deles. Mesmo assim, esse impedimento é no período de três meses antes da eleição, até a posse dos políticos eleitos.

Isso abrange, de modo geral, os meses de julho até dezembro. Mas vale lembrar: a proibição não é de realizar concursos. É apenas de homologar o resultado final deles e de nomear os aprovados.

Além disso, essa proibição, que é bem restrita no tempo, também o é quanto aos órgãos em que é aplicável: somente no âmbito dos poderes diretamente interessados nas eleições, ou seja, os órgãos do Legislativo e do Judiciário.

Então, como regra geral, isso não se aplica ao Poder Judiciário, nem ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, que não estão limitados nem nesse curto período entre julho e dezembro nos anos de eleições.

Assim, se você já se pegou em alguma atitude de autossabotagem, e se a sua desculpa é o ano eleitoral, invente outra. Mas cuidado com a outra que você vai inventar. Porque separei várias delas para comentar no próximo artigo.

Desse modo, eu te convido colaborar na sequência desse texto. Acesse minhas redes sociais e responda: qual desculpa você já ouviu de alguém para não estudar? Você também já se valeu de alguma desculpa?

A todos, sem desculpas e sem autossabotagem, desejo bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por