José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Não deixe para hoje o que é para "a manhã"

José Roberto Lima
Publicado em 21/02/2024 às 07:00.

Ah, essa Língua Portuguesa! É por causa da riqueza poética e semântica do Português que me atrevi a anotar o título acima. Numa leitura rápida e desavisada, alguém poderia supor<EM>que eu inverti o jargão que nos recomenda “não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje”.

Em vez disso, pretendo discorrer sobre as diversas medidas de tempo. Eis alguns exemplos: 1) três segundos numa corrida de fórmula 1 parece uma eternidade. 2) duas semanas para se preparar num concurso é insuficiente. 3) um século para os historiadores parece que foi anteontem.

O tempo é mesmo relativo, conforme nos ensina a Teoria da Relatividade. Então, se é assim na Física, imagine nas percepções e emoções humanas. O próprio Albert Einstein, com seu bom e peculiar humor, fez essa analogia: “Uma hora sentado com uma moça bonita em um banco de parque passa em um minuto. Mas um minuto sentado em um fogão quente parece uma hora” (vide o documentário “Einstein e a bomba”, disponível na Netflix).

Assim, considerando que não contamos a décadas para programar nossas refeições, considerando que não pensamos em minutos num plano de previdência privada, porque deveríamos pensar apenas em “hoje” e “amanhã” para programar nossos estudos?

Nossa preparação na guerra dos concursos deve ser pensada em horas. Esse é o sentido do título acima. Em vez de pensar no que você tem para estudar hoje, pense no que deve ser estudado nesta manhã. Então, não conte os dias, conte as horas.

Para cada novo dia, você deve ter uma agenda das horas a serem estudas antes do almoço. E cumpra essa agenda. E prossiga nos estudos à tarde e à noite.
Bem... posso adivinhar a objeção de quem dispõe de pouco tempo para estudar. Nesse caso, sua disciplina há de ser redobrada. Cada minuto será precioso. E saiba que, embora estudar muito seja importante, vale muito mais estudar com qualidade.

Enfim, em vez de dizer a si mesmo “não deixarei para amanhã o que posso estudar hoje”, diga assim: “Não deixarei para hoje o que posso estudar agora mesmo”. E encerre a sua manhã mais eufórico com as lições aprendidas.

Desse modo, de lição em lição, você concluirá suas semanas com bons aprendizados. 

E concluirá seus meses com mais conhecimentos. E não tardará o dia em que você será aprovado no concurso dos seus sonhos.
Desejo a todos bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por