Quando alguém te pergunta “qual é o seu maior sonho”, quais pensamentos te acorrem? Seja qual for a sua resposta, os melhores sonhos passam pelos estudos. E, para realizá-los, é necessário afinco, dedicação, persistência e ousadia.
O empresário Carlos Wizard Martins, dono de várias marcas vinculadas ao ensino de informática e de línguas, escreveu um interessante livro, cujo título é: “Desperte o milionário que há em você”. As ideias dele se assemelham bastante às que eu apresento nos meus livros, principalmente em “Como passei em 16 concursos”.
Ele comenta, por exemplo, as desculpas que alguém dá a si mesmo para não iniciar um projeto sonhado há anos. E, como eu digo no meu livro, quando você não se empenha para transformar seu sonho em realidade, ele vira pesadelo.
Também fala da importância de transformar o concorrente num aliado. Isso vale para os estudos. Então, esqueça que seu colega é o seu concorrente. Compartilhe com ele o que você sabe. Porque, como disse um colega da minha admiração, o Professor Lismar Santos, “você só aprende quando consegue ensinar”. Eu já o citei nesta coluna, com o artigo que tem exatamente esse título (veja publicação de 24.5.2023).
Mas o aluno ao lado não é um concorrente mesmo? Ele até é concorrente. Mas está no final de uma imensa fila, formada por pessoas e circunstâncias que realmente podem te prejudicar.
Nos primeiros lugares dessa filha estão os que sentem inveja, essa erva daninha que, de tão secreta, se esconde, às vezes, até de que a sente. Então, cuidado com os seus sonhos. Evite compartilhá-los para não despertar a inveja do futuro, isto é, a inquietação alheia pela simples possibilidade de você conquistar uma vida melhor.
Prefira falar sobre as suas realizações. Exemplos: “Eu passei no Enem” ou “eu passei no concurso”. Isso também desperta a inveja, mas a do passado. O invejoso nada pode fazer para te atrapalhar. E estará motivado a seguir o seu exemplo.
Mas não se esqueça que, seja qual for o seu projeto de futuro, tudo começa com o seu sonho e com o seu esforço para transformá-lo em realidade. É por isso que sonhar é realmente uma questão de ousadia. Então, como sugere o Professor Carlos Wizard Martins, “dear to dream” (ouse sonhar).
Desejo bons sonhos e bons estudos a meus alunos, leitores e seguidores.
*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.