Em recente entrevista, o vice-presidente Hamilton Mourão reconheceu que "falta gente no Ibama". Segundo ele, “nós temos tecnologias – que foram desenvolvidas pela Polícia Federal - mas não adianta eu observar um desmatamento em região ‘x’ e não ter a equipe necessária para atuar no combate” (veja as fontes: direcaoconcursos.com.br/noticias/concurso-publico-combate-ao-desmatamento e epoca.globo.com/guilherme-amado/falta-de-pessoal-no-ibama – ambos os acessos em 30.5.21). Nos demais órgãos da Administração Pública a situação não é muito diferente.
Eu tenho falado reiteradamente que, independentemente da ideologia do atual governo, é inevitável a realização de novos concursos para os setores de segurança, saúde e tributação. Agora, como bem lembrou o General Mourão, podemos incluir o setor do meio ambiente.
Serão muitas oportunidades, sobretudo para as mulheres. Porque, há alguns anos, era meio inusitada a presença feminina na polícia e noutros órgãos públicos. Mas, nos dias atuais, ninguém é capaz de conceber uma única repartição pública sem a presença do chamado "sexo frágil", que não tem nada de frágil.
Para a mulher, às vezes mais do que para o homem, passar num concurso pode ser o caminho de muitas libertações: a libertação financeira, a libertação de um casamento infeliz, a libertação - enfim - dos sonhos.
Conheci muitos casos libertários como esses. E a mulher, conquistando um cargo sem dever favor a ninguém, estampa no olhar uma inconfundível felicidade. Isso não passa despercebido, sobretudo por outras mulheres. Até nos perfis das redes sociais essa alegria fica evidente.
Então, para você que é mulher, e que sonha em se libertar por meio de um concurso, eu te desejo sucesso. E quando você triunfar, renove suas fotos nas redes sociais. Aí... não se surpreenda se outra mulher comentar: "Você parece mais jovem na foto".
Desejo a você - leitor ou leitora - bons estudos. E, quando os seus triunfos chegarem, você não precisará de photoshop para parecer mais jovem. Isso estará estampado no seu olhar, vindo do fundo da sua alma.