Tive um aluno que se formou em Direito aos 60 anos de idade. Durante a solenidade de formatura ele conversou reservadamente comigo. E, caindo em lágrimas, disse que estava cumprindo uma promessa.
O pai dele, estando no leito de morte aos 85 anos, chamou todos os filhos e pediu que prometessem voltar a estudar até conquistarem um curso superior. Inicialmente os filhos tentaram argumentar que já tinham idade avançada para retomar os estudos.
De fato, eles eram bem-sucedidos como comerciantes. E, tendo tantas atividades para administrarem seus negócios, jamais haviam pensado em retomar os estudos. Além disso, todos já haviam passado dos 50 anos. Mas o pai relatou o exemplo dele:
- Eu também fui comerciante. Ensinei a vocês essa profissão. Isso foi o máximo que consegui fazer. Mas, aos 60 anos de idade, comecei o curso de Direito e me formei aos 65 anos. Deus me honrou com 20 anos para exercer a advocacia. Então, quero que vocês me prometam: voltem a estudar e conquistem uma formação superior.
Assim, todos os anos, nas datas de finados e de passamento do pai, os filhos iam até o túmulo e renovavam essa promessa. Meia década após, os irmãos do meu aluno continuavam a fazer esses comparecimentos, mas já não renovavam a promessa.
A razão era muito simples: eles já haviam comprido a promessa. Além de comerciantes, eles se transformaram em engenheiros, administradores, jornalistas, etc. Faltava, porém, a formatura de um dos filhos: o meu aluno.
Esse foi o motivo das lágrimas durante a formatura dele. Eu lhe dei os parabéns, destacando que o pai havia se formado aos 65, e o filho se formou 5 anos mais jovem. Hoje ele é um advogado bem-sucedido.
O que mais lhe traz alegria não é os honorários que recebe em cada causa. O que mais lhe alegra é o fato de encostar a cabeça no travesseiro todas as noites e pensar: “Eu cumpri a promessa que fiz a meu pai”.
Conto essa história em homenagem ao Dia de Finados, que comemoramos nesta data. E aproveito para perguntar ao leitor: “Qual será sua promessa a seu ente querido”? Seja qual for a sua resposta, tenha certeza de que, lá do céu, ele saberá dos seus pensamentos mais profundos. E vai se alegrar se você prometer ser bem-sucedido pelos estudos.
Então, desejo a todos bons estudos.