José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Tiradentes: se todos quisermos...

Publicado em 20/04/2022 às 06:00.

Durante boa parte do Segundo Reinado, a “Inconfidência Mineira” era ensinada nas escolas com a literalidade dessa expressão que, na definição do Dicionário Priberam significa “falta de lealdade ou de fé à confiança depositada”. Mas, a partir de 1870, com a fundação do Partido Republicano, a história começou a ser recontada.

Foi assim que os episódios da antiga Vila Rica passaram a ser vistos como uma autêntica manifestação do Iluminismo. Afinal, movimentos semelhantes já estavam em marcha na França, influenciando as colônias portuguesas, espanholas e inglesas.

O episódio continuou a ser denominado como “inconfidência”, provavelmente por influência do prefixo “em”, que é bem parecido “in”. Mas, em vez de negação, “em” significa “estar unido numa mesma causa”. E, de fato, os seguidores de Tiradentes estavam “em confidência”.

Herdamos desse movimento o ideal republicano que, entre doutras características, abomina o exercício do poder por privilégios de nascimento. Isso vale para o mais elevado posto de chefia da nação, como também para todo e qualquer cargo na Administração Pública.

É pelo mérito - e não pelo nascimento - que se deve selecionar as pessoas que ficarão com a missão de servir ao povo, zelando pelo interesse público. Esse é o sentido e razão de ser dos concursos públicos.

Então, em homenagem ao Dia de Tiradentes, que comemoraremos amanhã, pensemos nestas frases que são atribuídas ao nosso grande herói: 1) Durante uma reunião secreta dos “em-confidentes”, disse que “o papel mais arriscado, quero-o para mim”. 2) Comparando nosso país com as Treze Colônias Inglesas, que deram origem aos Estados Unidos, disse que “esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra”.

Veja mais uma frase, dita quando ele soube que a Rainha de Portugal atendera aos pedidos de clemência dos outros inconfidentes, livrando-os da morte: “Dez vidas eu daria, se as tivesse, para salvar as deles”. E a frase que todo concurseiro deve memorizar para sempre, dita numa das reuniões em Vila Rica: “Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.

O ex-Presidente Tancredo Neves citou esta frase ao tomar posse como Governador de Minas. E eu conclamo a todos os concurseiros: em cada lição estudada, em cada questão acertada, em cada aprovação, tenhamos a motivação de fazermos do Brasil uma grande nação.

A todos eu desejo bom feriado e bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por