O último domingo foi inesquecível para muitos concurseiros, especialmente para os de formação jurídica. É que se realizou a prova da primeira etapa ao concurso para a Magistratura do TJMG.
Advogados e advogadas de todas as partes do Brasil lotaram os hotéis de Belo Horizonte. Muitos compareceram aos locais da prova portando suas malas de viagem.
Eu acompanhei um desses grupos. No olhar de cada candidato havia a chama de esperança na aprovação. Eles e elas cruzaram o portão de entrada como um atleta que corre em direção à bola na marca do pênalti.
Ao final, quando os candidatos começaram a aparecer no pátio de saída, os olhares eram distintos. Havia os que ostentavam a certeza de terem feito uma boa prova. Mas, infelizmente para maioria, o olhar era de derrota.
De fato, os concursos para a Magistratura são diferenciados nas exigências de conhecimento. Não basta ler os informativos do STF, do STJ e de outros tribunais. Não basta decorar as normas e suas exceções. Temos que dominar e entender os princípios filosóficos que orientam as recentes decisões jurisprudenciais.
Mas, ao contrário do que se costuma dizer, concurso para Juiz não é concurso para o cargo Deus. Se você não foi bem desta vez, comece agora mesmo a sua preparação para o próximo concurso.
Conheço colegas - inclusive no Magistério Jurídico - que tentaram a aprovação durante uma década. Mas não desistiram. E hoje ocupam o prestigiado cargo de desembargador, após uma carreira de sucesso como juiz.
Os concursos em geral não começam quando se publica o edital para as inscrições. A disputa começa muito antes, durante a formação acadêmica do candidato. Isso é ainda mais verdadeiro nos concursos para juiz, promotor, defensor, delegado, etc.
Então - falando mais diretamente a cada um dos meus alunos - estude com afinco durante a sua graduação. Depois de formado, não dispense a opção de uma boa escola preparatória para o concurso dos seus sonhos.
E, voltando ao concurso do último domingo, não desista se você não foi bem na prova. Se você realmente deseja ser juiz, comece a estudar agora mesmo. E, na próxima disputa, seu resultado será animador.
A todos, de modo especial aos futuros juízes, desejo bons estudos.