BBB e a política brasileira: o que tem a ver?

07/02/2022 às 06:00.
Atualizado em 07/02/2022 às 08:39

Hoje é dia de estreia. Para iniciar a minha coluna aqui no Hoje em Dia, gostaria de abordar uma outra estreia: o Big Brother Brasil, que começou em 17 de janeiro.

Mas uma deputada falando sobre o BBB?! Se é o assunto do momento para muitos e vai ajudar a falar didaticamente sobre um tema importante, como o direito do cidadão de dar mais que uma “espiadinha” no trabalho de seus representantes políticos, por que não?

Mas, antes disso, principalmente para aqueles que ainda não me conhecem, venho me apresentar. Sou mãe de dois meninos, Arthur e Daniel, e esposa do Lauro. Sou economista e deputada estadual no primeiro mandato pelo Partido Novo, o mesmo do governador Zema. Trabalho pela educação básica de qualidade e, a partir de hoje, tenho um encontro semanal marcado com você, leitor.

Também me orgulho muito da responsabilidade de representar os mineiros naquela que deveria ser uma das “casas mais vigiadas” do nosso Estado: a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Vigiada sim! Acredito que assim como o BBB e outros realities, temos (me incluo enquanto cidadã e pagadora de impostos) não só o direito, mas, também, o dever de fiscalizar os poderes. Seria imprescindível, inclusive, que toda a população tirasse um tempinho para acompanhar as pautas e principais discussões que podem afetá-los. Afinal, você paga para ver – e bem mais que um pay-per-view.

Você já viu como tudo que é abordado no reality tem um impacto aqui fora? Imagina se os acontecimentos políticos também tivessem este efeito? Os cidadãos mineiros, por exemplo, já teriam ido para as redes sociais para falar sobre projetos de extrema importância que paralisaram a pauta. É o caso do RRF, desde 23 de novembro do ano passado.

E para quem não gosta de política, o Big Brother é um exemplo de como ela funciona nesse período eleitoral. Você escolhe quem fica, quem sai. Na maioria das vezes, pela afinidade. Você passa três meses escolhendo a pessoa certa, que julga ser a mais merecedora. Mas que tal levar isso para a vida aqui fora e escolher o melhor representante político com base nos resultados que serão gerados para a população?

Neste ano de 2022, além da escolha do vencedor do BBB, é hora de escolher quem vai te representar: deputados, senadores, governador e presidente. Acompanhe o dia a dia do seu candidato ou parlamentar, procure saber dos seus posicionamentos e propostas, debata suas ideias e faça uma boa escolha. Esse poder é seu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por