Brasileiro trabalha cinco meses do ano para pagar impostos

Publicado em 29/05/2023 às 06:00.

O Brasil possui uma das cargas tributárias mais altas do mundo, o que impacta diretamente a vida dos cidadãos. Os brasileiros estão trabalhando desde o início do ano apenas para pagar impostos. Parece absurdo, mas é a realidade. A cada ano, em média, 5 meses de trabalho são para pagar impostos ao governo. Estamos no final de maio e, agora sim, podemos começar a trabalhar para nós e nossas famílias.

Os tributos são a principal forma de financiar a máquina estatal e afetam diretamente o bolso dos brasileiros, limitando sua capacidade de consumo e investimento. A elevada carga tributária incide sobre produtos e serviços, aumentando seus preços e reduzindo o poder de compra da população. Além disso, a tributação sobre a renda e o patrimônio também impacta negativamente a capacidade de melhoria de qualidade de vida das famílias.

Ademais, apesar de no Brasil o imposto sobre a renda ser progressivo (quem ganha mais, paga mais) a tributação total incide proporcionalmente de forma mais pesada sobre os mais pobres, uma vez que os impostos indiretos (aqueles impostos embutidos no preço do arroz e do feijão, por exemplo) representam uma parcela significativa. Essa regressividade da carga tributária aumenta a desigualdade social no nosso país.

Ainda há a falta de contrapartida em benefícios para a qualidade de vida da população. Na maioria das vezes, os altos impostos pagos pelos cidadãos não se traduzem em serviços públicos de qualidade, como saúde, educação e segurança. Isso evidencia a necessidade de melhoria da gestão pública, maior eficiência na aplicação dos recursos e redução da burocracia. Atualmente, no Brasil, as empresas gastam cerca de 45 mil horas por ano com burocracia fiscal.

Reformas estruturais que dependem do Congresso Nacional, como a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa, são fundamentais para reduzir a carga tributária que pesa no bolso dos cidadãos brasileiros e na mesa das famílias de mais baixa renda. Enquanto o poder público não resolve, a sociedade civil e iniciativa privada buscam fazer sua parte na sensibilização sobre a alta carga tributária no país.

Na semana passada, dia 25 de maio, tivemos o Dia Livre de Impostos, iniciativa criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e que já se espalhou para todo o Brasil. Um dia em que diversos produtos (medicamentos, combustíveis, cimento, etc.) são comercializados sem impostos, evidenciando para os consumidores brasileiros o peso da máquina estatal no nosso bolso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por