Escolas têm sucesso quando alunos aprendem!

Publicado em 28/03/2022 às 06:00.

A priorização dos direitos das crianças e a melhoria da eficiência da gestão pública – dois dos meus compromissos de mandato – bem como o processo de inovação política culminam na Corrida do Saber, minha iniciativa que destina recursos de emendas parlamentares com indicações totalmente respaldadas em critérios técnicos.

A Corrida do Saber foi desenvolvida desde o início do meu mandato, com o primeiro edital implementado em 2020. Desde então, este é o terceiro ano da competição e os resultados são bastante positivos: ao longo das três edições, recebemos mais de 1.050 inscrições; 99 escolas foram premiadas com indicações para obras e aquisição de mobiliários e equipamentos escolares; e investimos aproximadamente R$ 11,4 milhões na educação básica.

A Corrida do Saber objetiva incentivar e promover a melhoria da aprendizagem dos alunos mineiros e, portanto, seleciona por meio de critérios técnicos e auditáveis as escolas públicas estaduais e municipais com melhor desempenho e evolução escolar. As escolas são premiadas em duas modalidades: maior nota absoluta na avaliação e melhores evoluções em relação à meta da própria escola.

O foco é nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Esse recorte se justifica no fato de que o bom aproveitamento das crianças nessa fase é decisivo para o desenvolvimento e aprimoramento de competências ao longo da vida escolar, para que esses alunos possam desenvolver seu pleno potencial e sejam protagonistas da própria história na vida adulta.

Este ano, são 32 escolas públicas vencedoras da Corrida do Saber. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada em Ipatinga, vencedora na categoria Melhor Escola, com nota do Ideb de 8,3. Parabéns também para a Escola Estadual Mestra Celina, situada em Turmalina, vencedora na modalidade Melhores Evoluções, apresentando evolução de 43,6% no Ideb em relação à sua meta prevista.

A qualidade da educação básica deve ser medida pelo quanto o aluno aprende. As escolas existem para os alunos. Uma escola tem sucesso quando seus alunos aprendem bem os conteúdos, quando formam sabendo ler, escrever, interpretar, calcular com proficiência. Melhorar a qualidade da educação é melhorar o desempenho escolar dos nossos alunos. O reconhecimento pelo mérito, sem interferência política, com clareza de critérios de avaliação, gera um ciclo virtuoso capaz de transformar a educação pública.

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