Vamos transformar o Brasil em uma grande Sobral

Publicado em 04/07/2022 às 06:00.

Talvez o Brasil não vire uma Singapura, mas já seria ótimo tornar-se uma grande Sobral. Isso porque Sobral, município do Ceará, é um baita exemplo brasileiro de meta, avaliação e foco em educação. A política educacional de Sobral, por exemplo, faz com que a cidade lidere o ranking de qualidade da educação pública entre os 5.570 municípios brasileiros.

Mas o que explica esse caso de sucesso? Inicialmente, Sobral realizou um levantamento detalhado da educação local, que retratou dados preocupantes referentes à infraestrutura escolar, aprendizagem dos alunos e formação dos professores, incluindo elevado nível de analfabetismo em crianças. Diante desse diagnóstico, investiu-se na gestão escolar para implementar processos mais eficientes e aplicar recursos públicos em áreas prioritárias.

Essa reformulação incluiu mudanças estruturais, que priorizaram a alfabetização na idade certa; criação de um sistema de monitoramento e avaliação dos professores; motivação e bonificação dos professores com base em resultados; formação de professores com foco na prática pedagógica; seleção de gestores baseada no mérito; avaliação da aprendizagem, com metas estabelecidas.

Sobral mede, por exemplo, desde 2001, a fluência dos alunos em leitura - quantas palavras a criança lê por minuto com compreensão – algo que até agora não se faz em outros lugares no Brasil, mas é prática comum em todos os países desenvolvidos. O resultado desse processo foi a conquista do Ideb 9,1 nos anos iniciais do ensino fundamental, média muito superior à nacional (5,6), e um cenário exemplar que todos os municípios desejam alcançar.

O caso de Sobral é uma evidência de que os índices de desempenho de aprendizagem em português e matemática como o Ideb e o Proeb podem ser considerados termômetros da qualidade educacional. É por isso que criei a Corrida do Saber – meu programa para a destinação de emendas parlamentares para a educação – se baseia no Ideb e Proeb para avaliar e premiar as escolas vencedoras.

O Brasil tem muito a aprender com Sobral, apontando que é importante implementar políticas públicas inovadoras que incorporem ações meritocráticas como, por exemplo, a bonificação dos professores fundamentada no desempenho dos alunos que eu tanto defendo e que é combatida pela esquerda. Me parece que trabalham contra a educação uma vez que foram medidas como essa que levaram Sobral a alcançar o 1º lugar no ranking de qualidade da educação pública!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por