Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Aeroportos brasileiros devem fechar 2023 com 85 milhões de usuários; projeção para 2024 é 9% a mais

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/12/2023 às 07:00.
Qualidade dos serviços tem de estar à altura dos valores pagos pelos usuários (Artur Tumasjan via Unsplash)

Qualidade dos serviços tem de estar à altura dos valores pagos pelos usuários (Artur Tumasjan via Unsplash)

De acordo com os últimos dados divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), apenas durante o primeiro semestre de 2023, os aeroportos brasileiros já contavam com mais de 50 milhões de  passageiros. Por isso, no ambiente aeroportuário, os serviços operacionais, auxiliares e de proteção precisam ser impecáveis, cumprir normas nacionais e internacionais, além de primar pela qualidade, pontualidade e excelência.

O Brasil passa por um momento bastante especial em relação aos investimentos no setor aeroportuário. O plano de privatização vai dar um impulso real na melhoria e qualidade dos serviços oferecidos nos principais terminais aéreos do Brasil. Com a melhoria constante da
economia, queda de juros e estabilidade monetária com dólar operando com preços mais competitivos, a tendência é de que o movimento nos terminais cresça ainda mais.

Se os preços das passagens aéreas nacionais forem mais justos, projeta-se um crescimento real da ordem de 9% para o próximo ano. Por todos os motivos apresentados acima, a qualidade dos serviços tem de estar à altura dos valores pagos pelos usuários.

Em 2020 a Verzani & Sandrini, empresa líder no setor de segurança e facilities no país, se juntou com a Higiserv Cargo, que atua há 25 anos no segmento aeroportuário. Hoje, o grupo é considerado uma ESATA (Empresa de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo), está presente
em 13 aeroportos brasileiros e aproveita a tradição para trazer  informações que te ajudam a conhecer melhor os serviços necessários para manter o bom funcionamento do aeroporto e a satisfação de seus frequentadores.

Atendimento de passageiros
Indo desde o balcão de informações até o desembarque, o atendimento é o primeiro e último contato do viajante com funcionários em um aeroporto, tendo papel importante em sua reputação. Além de auxiliar na emissão de bilhetes, fluidez dos passageiros, controle de acessos e bagagens.

Higienização
A higienização em aeroportos abrange uma gama de serviços essenciais, como limpeza interna da aeronave, com remoção de lixo, dejetos sanitários e arrumação, e a limpeza externa com equipamentos especiais, seguindo leis internacionais.

Além disso, serviços de limpeza abrangem áreas técnicas, câmaras frias, pátios, escadas rolantes, elevadores, bebedouros e sanitários, varrição de áreas públicas, conservação de pisos e controle de pragas, garantindo um ambiente seguro e limpo para passageiros e funcionários.

Proteção
Em um aeroporto a equipe de segurança precisa estar sempre atenta, sendo responsável pela proteção das aeronaves estacionadas, cargas, passageiros, varredura dos aviões, patrulha em todo o perímetro aeroportuário, inspeção de bagagens despachadas e de mão, além do
controle de acesso às áreas restritas.

Controle de trânsito na pista
Para que não haja nenhum acidente na pista, é essencial uma equipe especializada controlando o reboque de aeronaves, transporte de passageiros do portão de embarque ao avião e bagagens. Os serviços de atendimento, higienização, proteção e controle de trânsito na pista garantem uma operação aeroportuária eficiente, assegurando um ambiente limpo, seguro e uma experiência de viagem tranquila para os passageiros. 

* Diretor Executivo da Assimptur

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