Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Aviação doméstica cresce 9,6% em abril e alcança 7,9 milhões de passageiros em voos pelo país

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/05/2025 às 13:30.

A movimentação no transporte aéreo em abril voltou a bater recordes para o mês, com 7,9 milhões de passageiros voando no mercado doméstico brasileiro. Esse volume representa um crescimento de 9,6% em relação a abril de 2024, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na projeção de crescimento para 2025, o saldo dos voos domésticos e internacionais nos quatro primeiros meses do ano apresentou crescimento de 4% em relação ao registrado no período pré-pandemia. Com expectativa de movimentação recorde para o ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou os dados.

"Esses números refletem o fortalecimento do turismo nacional e o esforço conjunto entre governo e setor privado para ampliar a conectividade aérea no país. Mais voos e mais pessoas viajando servem como um termômetro da nossa economia e significam mais empregos, mais oportunidades e
mais desenvolvimento regional”, destacou.

Os principais aeroportos de São Paulo - Guarulhos e Congonhas - concentraram a maior parte do fluxo de passageiros, respondendo por 26,75% do total em abril. Na sequência, aparecem o aeroporto de Brasília, com 7,72%, e os aeroportos do Rio de Janeiro - Santos Dumont e Galeão - que, juntos, somaram 8,79% do tráfego doméstico.

O aeroporto de Belo Horizonte é um dos mais movimentados do país, com taxa de crescimento que supera os 25% por ano. O aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro também vem demonstrando ampla recuperação e os índices de crescimento superam 61% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale ressaltar ainda a grande performance do aeroporto do Recife que registra novos voos internacionais e nacionais.

Após a grande tragédia ocorrida há um ano no sul do país, o aeroporto da
capital gaúcha já sinaliza com mais de 90% de retorno no seu melhor momento que foi o ano de 2023. Estima-se crescimento real da ordem de 27,5% para esse ano.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por