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Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Custo-benefício e experiências locais guiam escolhas de viagem dos brasileiros

Publicado em 02/10/2025 às 12:24.Atualizado em 02/10/2025 às 12:24.

Custo-benefício, clima, beleza natural e disponibilidade de transporte continuam sendo determinantes na escolha de destinos turísticos. Esses são alguns dos fatores identificados no novo levantamento da YouGov, multinacional referência em pesquisa de consumo online, sobre o comportamento de viagem do consumidor brasileiro.

O estudo mostra nuances que contribuem para a tomada de decisão de quem atua no mercado: enquanto cresce a valorização de experiências autênticas e locais, persiste o hábito de revisitar destinos já conhecidos. “Isso evidencia a coexistência entre desejo de novidade e busca por segurança”, afirma David Eastman, diretor geral da YouGov para América Latina.

Outro dado relevante é a percepção de vantagem competitiva de preço e experiência em destinos internacionais e nacionais. Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e Nova York aparecem no radar dos viajantes como opções de bom custo-benefício. Essa combinação reforça a relevância de mercados consolidados, mas também aponta a necessidade de diferenciação entre eles.

Esses resultados oferecem insumos estratégicos para diferentes setores: companhias aéreas, redes hoteleiras, agências de turismo, plataformas digitais e empresas de mídia e publicidade. Para o marketing e a comunicação, abrem caminho para mensagens mais precisas, segmentação de campanhas e desenvolvimento de narrativas alinhadas ao que efetivamente mobiliza o viajante. Para negociações e contratos comerciais, trazem evidências que sustentam investimentos e parcerias.

“Em um cenário em que o turismo se reposiciona como setor-chave para a retomada da economia global, pesquisas desse tipo funcionam como mapas de comportamento, indicando não apenas o que os consumidores escolhem hoje, mas também tendências para o futuro”, afirma Eastman. O cruzamento das respostas, como o peso crescente das experiências locais versus a força da repetição de destinos, oferece um guia estratégico para quem precisa definir produtos turísticos, estratégias de precificação e modelos de fidelização.

O levantamento contribui para entender as tendências de comportamento do viajante brasileiro. “E com esse entendimento, as decisões sobre as ações de marketing, como promoção e vendas, ficam mais claras de serem tomadas nesse mercado tão competitivo em que a sobrevivência depende de como saber lidar com esse dinamismo e a sensibilidade às mudanças de percepção do público.

O estudo mostra que, diante de um consumidor mais atento a preço e experiência, o desafio das empresas do setor é equilibrar tradição e inovação. Nesse cenário, entender as preferências do viajante brasileiro deixa de ser apenas tendência e se consolida como elemento-chave para a competitividade no turismo.

Metodologia

A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.

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