
Viajei para a Europa em meados do mês de julho com minha família e um dos destinos escolhidos foi Lisboa. Reservamos, para nossa estada de três dias, a hospedagem no Novotel - uma vez que eu admiro muito os serviços prestados por esta bandeira do Grupo Accor.
O empreendimento está muito bem localizado: está a menos de 350 metros da estação do metrô, o que possibilita fácil acesso aos diversos bairros da capital portuguesa. Pude notar que o check in foi meio conturbado - talvez em função da alta temporada -, mas nada que deixasse eu e minha família descontentes.
O hotel oferece um excelente buffet de café da manhã, wi-fi gratuito, fica logisticamente bem situado a 500 metros do Jardim Zoológico de Lisboa e a cinco minutos a pé da estação de metrô Praça de Espanha e da Fundação Calouste Gulbenkian. O shopping El Corte Inglês está situado a 10 minutos do Novotel Lisboa. Além disso, os ônibus Aerobus, que oferecem acesso fácil ao Aeroporto Internacional de Lisboa, também estão próximos.
Os quartos são amplos, mas o design está bastante ultrapassado. Móveis com fechaduras que não funcionavam e fazendo barulho. Falei por duas vezes na recepção e não deram nenhuma atenção ao meu relato. Os quartos possuem TV de tela plana e comodidades para fazer chá e café. Foi possível acomodar minhas duas filhas, ambas menores de 16 anos, no mesmo quarto, mas dormiram num sofá cama bem antigo com um colchão bem fraquinho - em termos de conforto.
O Restaurante Bicicleta é bem completo e atende, diariamente, até às 23h - e também serve lanches. O Novotel oferece academia, salas de eventos e uma piscina ao ar livre que funciona na primavera e no verão.
Nos dias que estávamos em Lisboa, pegamos temperaturas bastante elevadas e fomos surpreendidos com muito calor. Aí, resolvemos utilizar a piscina - eu e minha filha. Para nossa decepção, as condições de higiene e limpeza estavam horríveis., além de falta de cuidado com a manutenção. Azulejos se soltando, borda imunda, piso encardido, placas de sinalização inexistentes e muita sujeira ao redor desse espaço.
Além disso, haviam parafusos enferrujados na escada que dá acesso à piscina e por sorte não escorreguei bem na parte mais
funda da mesma. Posso provar as péssimas condições de uso com as fotos que tirei com meu celular. Mais uma vez reclamei à recepção, que sequer tomou providência em nos dar uma resposta e justificar tal falta de interesse. Sinceramente, paguei pelas três diárias algo em torno de R$ 3.800,00 - três mil e oitocentos reais - e, embora o café seja muito bom e a localização estratégica, fiquei profundamente decepcionado.
Não costumo utilizar os meios de comunicação que escrevo para reclamar, mesmo porque paguei pela hospedagem e pelos serviços. Além disso, pagamos, por pessoa, uma taxa de hospedagem por dia - segundo a recepcionista uma exigência do turismo de Lisboa. Solicitei material informativo da cidade e não havia nenhum folder nos três dias de minha estada por lá. Tive de me virar com aplicativos e anotações que eu mesmo fiz.
Realmente a minha conclusão é que o nome do empreendimento deve estar errado. Trata-se do Velho Hotel, do grupo Accor. Não gostaria que nenhum leitor tivesse esta experiência horrível e frustrante. Vou aguardar agora a resposta da assessoria de imprensa da Accor ou dos gerentes do empreendimento.
Sinceramente, minha nota foi 4 - em consideração ao café da manhã excelente e à localização. Além disso, os quartos são de carpete que cheiram mofo e estão, constantemente, sujos.
Fiquei hospedado de 13 a 16 de julho. Depois fui ao Porto. Iria reservar o hotel de mesma bandeira por lá e desisti. Não adianta ser maior, promover ações em favor ao grupo LGBT+ e ser pet friendly se não respeita o consumidor.
*Diretor Executivo da Assimptur