Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Hotelaria abraça o futuro em 2024 e hotéis de Minas seguem esta receita

No setor, tecnologia deixou de ser necessidade de back-office para se tornar componente estratégico e vital do negócio

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
08/02/2024 às 07:05.
Atualizado em 08/02/2024 às 20:26
Bons hotéis são aqueles que investem não só em decoração, infraestrutura, mas também na comunicação e nos dados (Proxyclick Visitor Management via Unsplash)

Bons hotéis são aqueles que investem não só em decoração, infraestrutura, mas também na comunicação e nos dados (Proxyclick Visitor Management via Unsplash)

Nos últimos cinco anos, a hotelaria tem testemunhado uma evolução constante nas discussões sobre a adoção de tecnologias em nuvem. O cenário, que até então se limitava a debates, agora presencia uma mudança palpável, conforme destaca Gustavo Moussalli, VP de Vendas da Oracle América Latina.

"Graças às novas ferramentas que simplificam os processos de migração e arquivamento de dados, a hotelaria está finalmente avançando para a ação, e a transformação total torna-se inevitável".

Pensando no histórico deste mercado e no avanço em IA e outras tecnologias, a empresa de tecnologia em nuvem que fornece as organizações infraestrutura de computação e software para ajudá-las a inovar, desbloquear eficiências e se tornarem mais eficazes, reuniu alguns de seus especialistas e elencou cinco previsões para o setor de hotelaria neste ano.

Adoção concreta da nuvem: da conversa à ação
Após anos de preparação, o setor de hotelaria está finalmente abandonando a fase de planejamento e adotando ativamente as tecnologias de nuvem para aumentar sua eficiência e capacidades operacionais. Soluções projetadas especificamente para o setor estão ajudando a eliminar silos e atritos em áreas-chave, permitindo-nos oferecer ao cliente (externo e interno) uma experiência unificada como eles tem exigido. 

Inovação focada em IA
Inovação para melhorar as experiências e a eficiência. A automação baseada em IA continuará a definir a tendência: de processos de check-in simplificados a experiências personalizadas, os hoteleiros explorarão ativamente tecnologias de ponta. A IA simplificará os fluxos de trabalho, desde sugestões personalizadas em tempo real até a otimização precisa da equipe, revolucionando o atendimento ao cliente e a eficiência operacional.

Aumento da demanda por talentos de tecnologia
Com a já mencionada aceleração nos processos de adoção e transformação digital, prevemos um aumento na demanda por serviços de consultoria voltados para a tecnologia. As organizações buscarão ativamente orientação especializada para otimizar a implementação de sua plataforma unificada de hospitalidade em nuvem.

Foco reforçado em segurança e conformidade
Buscar aconselhamento especializado ajudará, não apenas a otimizar as operações e o uso das ferramentas disponíveis, mas também a garantir que elas atendam aos mais recentes padrões de segurança de dados e conformidade regulatória - uma prioridade para as empresas do setor. Isso será fundamental para proteger a integridade dos dados, proteger a privacidade dos hóspedes e garantir o alinhamento com as regulamentações globais em evolução, especialmente para as organizações que desejam escalar rapidamente e atender aos requisitos de residência de dados soberanos.

O Papel da TI: da função empresarial ao imperativo estratégico
No setor de hotelaria, a tecnologia deixou de ser uma necessidade de back-office para se tornar um componente estratégico e vital do negócio. Essa transformação está redefinindo o papel dos líderes de Tecnologia da Informação (CIOs), acelerando a inovação, a experimentação rápida e a melhoria contínua. A infusão de talentos de diversos setores impactará significativamente o mercado, com CIOs de diversas origens contribuindo com estratégias inovadoras, impulsionando o progresso e a inovação no mundo da hospitalidade.

O Grupo Piñero migrou seus bancos de dados para o Oracle Autonomous Data Warehouse para ajudar a empresa a acessar dados em tempo real em suas 27 propriedades e, como resultado, reduziu os tempos de consulta de dados em 50%. Além disso, muitas tarefas que eram feitas por telefone ou manualmente agora são feitas digitalmente. Agora os hóspedes podem fazer reservas para restaurantes e outras atividades, solicitar orientações para resort, ou verificar saldos de contas, tudo
usando um chatbot do Oracle Digital Assistant integrado ao site e aplicativo móvel do hotel.

Os funcionários do Grupo Piñero também usam uma ampla variedade de aplicativos Oracle Cloud para tarefas que economizam tempo. Usando as aplicações Oracle Supply Chain Management, por exemplo, a empresa automatizou a compra de alimentos para 10.000 clientes e 4.000 funcionários por dia, eliminando a impressão de 45.000 vouchers de pedidos no primeiro mês de implementação.

Starwood, Minor Hotels, Grupo Kingold e Guy Garvey Resort são alguns dos outros clientes do setor de hotelaria que já passaram pelo processo de migração para o OCI, Oracle Cloud Infrastructure. "A migração para a nuvem não é mais uma opção, mas uma necessidade crítica para a sobrevivência e o crescimento no mercado hoteleiro altamente competitivo", diz Alexandre Maioral, Presidente da Oracle no Brasil.
Muitos hotéis de Minas Gerais, especificamente nas grandes cidades do estado, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, além de destinos turísticos importantes como Tiradentes e Monte Verde, tem se preocupado bastante com a atualização de investimentos grandes no segmento de segurança na informática, principalmente no segmento de dados.

Bons hotéis são aqueles que investem não só em decoração, infraestrutura, mas também na comunicação e nos dados.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por