
O Nordeste do Brasil está sendo a região mais visitada do país nestes meses de férias. Com a chegada do verão e das temperaturas mais altas, os estados nordestinos, dotados de praias belíssimas e várias opções de lazer, deverão receber mais da metade dos brasileiros com intenção de viajar nos próximos meses, segundo pesquisa do Ministério do Turismo realizada recentemente.
A região foi indicada como destino de 50,1% dos brasileiros que pretendem viajar no período, seguida dos estados do Sul, que devem receber 18,5% dos potenciais viajantes. Pela primeira vez em 11 meses, a região sul superou a região sudeste como destino de preferência dos
entrevistados nas sete maiores capitais do país. Os atrativos turísticos dos estados Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram bastante promovidos em eventos e feiras de turismo para o mercado nacional, que ocorreram no último trimestre do ano passado, sendo que o Salão Nacional do Turismo, que teve sede em Brasília (DF) fechou o calendário promocional do turismo brasileiro em 2023.
No Sudeste, destinos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas e Espírito Santo devem receber a visita de 17,9% dos brasileiros que planejam viajar até o mês de março. O mapa da região foi redesenhado e ampliado em 79%, com a incorporação de 499 novos municípios com vocação para o turismo. O Norte e o Centro-Oeste receberão respectivamente 4,7% e 9,6% do contingente de brasileiros com planos futuros de viagem. As duas regiões também ampliaram o número de destinos no Mapa, que é uma ferramenta de gestão gerenciada pelo MTur.
Mas o Nordeste é a preferência nacional. O litoral extenso oferece aos moradores e visitantes paisagens inesquecíveis. Algumas praias nordestinas fazem jus à fama que percorre o Brasil e o mundo, e conseguem estar sempre na lista das mais bonitas e badaladas da região.
São nove estados e mais de 3.400 mil quilômetros de praias. E as praias nordestinas têm tudo que o viajante gosta: areia branca, mar calmo, na maioria, águas claras e a melhor temperatura para aproveitar o mar. Entre os destinos mais procurados estão: Jericoacoara, no Ceará, Maragogi, conhecida como “caribe brasileiro”, em Alagoas, Porto Seguro, na Bahia,
Porto de Galinhas, em Pernambuco e João Pessoa na Paraíba. Natal, no Rio Grande do Norte, que sempre esteve bem, caiu na preferência dos visitantes em função dos trágicos acontecimentos ocorridos em março de 2023, quando o estado nordestino teve uma onda de atentados a comerciantes e outras ações truculentas que afugentaram os visitantes no meio do ano e trouxeram ainda consequências indesejadas para essas férias de verão.
O que realmente está faltando para o Nordeste se transformar num "Caribe brasileiro", é a ampliação de meios de hospedagens, investimento maciço na formação de profissionais e melhoria contínua da infraestrutura. Os nove estados da região Nordeste têm potencial enorme para triplicar o número de visitantes e também diminuir consideravelmente a sazonalidade entre os meses de abril e agosto, quando os turistas menos viajam pra região.
O atual governo tem de continuar investindo na melhoria das estradas, em aeroportos mais modernos, olhar para o segmento de navegação de cabotagem e, principalmente, tentar ampliar a oferta de novas companhias aéreas para baratear os enormes custos das passagens aéreas que ainda impactam negativamente na melhoria das taxas de ocupação para o Nordeste.
Bahia, Pernambuco e Ceará são os destinos mais buscados por turistas na região Nordeste. Piauí, Maranhã e Sergipe precisam ampliar as ofertas e divulgar de maneira mais direta os destinos de sol e praia, além, é claro, a potencialidade do turismo histórico e de aventura
das cidades.
* Diretor Executivo da Assimptur