
O faturamento do setor de Turismo e Transporte na cidade do Rio de Janeiro cresceu 10,9% entre os dias 2 e 4 de maio ante período comparável do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado deste ano deve-se ao show da cantora Lady Gaga realizado no sábado (4) em Copacabana. O espetáculo reuniu mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a prefeitura do Rio. No ano passado, a cantora Madonna realizou show no mesmo local e em período similar.
A alta do setor de Turismo e Transporte está associada ao desempenho de hotéis (+13,9%) e transportes em geral (+6,9%). Outros setores que se destacaram no período foram Vestuário e Artigos Esportivos (+12,2%) e Supermercados e Hipermercados (+5,7%). O segmento de Bares e Restaurantes registrou queda de 1,2%.
O Varejo total na cidade do Rio cresceu 4,5%, com destaque para o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, que saltou 13,1%. Serviços (+3,5%) e Bens Não Duráveis (+3,0%) também cresceram. As vendas em shoppings tiveram alta de 9,5%, enquanto as lojas de rua observaram incremento de 3,3% no faturamento.
"Após o sucesso do show da Madonna no ano passado, a cidade do Rio de Janeiro vivia novamente uma grande expectativa com o show da Lady Gaga. A cantora não se apresentava no país desde 2012 e o público certamente esperava ansiosamente pelo seu retorno", diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
No ano passado, também no início de maio, a apresentação de Madonna levou 1,5 milhão de pessoas à praia de Copacabana. O ICVA apurou que o Turismo cresceu 12,1% naquele momento em relação a período comparável de 2023; a alta estava associada ao desempenho de hotéis (+10,6%) e transportes (+16,7%).
"O espetáculo de Lady Gaga engajou milhões de pessoas e já é tido como o maior show de sua carreira. Isso certamente colaborou para aquecer o setor de Turismo e Transporte da cidade. O crescimento é ainda mais notável se considerarmos que a comparação foi feita em relação ao ano passado, quando foi observada alta de 12,1% em relação a 2023", afirma Alves.
Sobre o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de market share - e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
* Diretor Executivo da Assimptur