Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Adeus, câncer

Publicado em 13/05/2025 às 06:00.

Como a doença não para, a Carreta da Família Santa Casa BH também não interrompe sua marcha. Ela foi projetada para oferecer assistência oncológica aos municípios que não têm ainda acesso à prevenção e tratamento contra o câncer. Em um ano, mais de 2,2 mil atendimentos foram realizados. As cidades são relacionadas com base em indicadores de vulnerabilidade social, como baixo Índice de Desenvolvimento Humano e dificuldade em acesso à saúde de qualidade.

A Carreta equipada com mamógrafo, aparelho de raio-X e dermatoscópio dispõe de equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, médicos, enfermeiros e técnicos, e profissionais da Atenção Primária à Saúde que, nos locais visitados, oferecem orientação a fim de continuarem a assistência depois da passagem da unidade móvel.

No dia 3 de abril, comemorando 12 meses de trabalho, a visita foi a Santa Luzia, na região metropolitana. No período, em demais cidades, já tinham sido registrados 2,2 mil atendimentos. Em Santa Luzia, na sexta expedição, o prefeito Paulo Bigodinho demonstrava satisfação: “Estamos muito felizes com essa parceria com a Santa Casa BH, que trouxe para a cidade uma estrutura moderna e eficiente. Sabemos que as filas para exames são um desafio em todo o país, e iniciativas como esta ajudam a agilizar os atendimentos, oferecendo mais acesso e reforçando a importância da prevenção”.

O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, ressaltou que a Carreta da Família é muito mais do que uma unidade móvel. “Ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado, que são a marca da nossa instituição. Essa iniciativa traduz a nossa bandeira: levar saúde de ponta para todos, de forma humanizada, com qualidade e equidade. ”

A Carreta da Família é uma iniciativa da Santa Casa BH em parceria com a Cape, com apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para viabilizar a operação do projeto.

Os municípios atendidos neste primeiro ano de atuação foram: Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia, Presidente Kubitschek, Moeda e, por fim, Santa Luzia – onde foi realizada a comemoração do aniversário da Carreta.     

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por