Áreas de atuação do cirurgião-dentista (que talvez você não saiba que existam!)

Publicado em 30/06/2022 às 06:00.

Prof. Dr. Lucas de Morais Barros*

Olá, pessoal!

No nosso último bate-papo falamos de algumas áreas de atuação do cirurgião-dentista, tais como a harmonização orofacial, implantodontia e cirurgia buco-maxilo-facial, áreas que já estão plenamente consolidadas e turbinando os consultórios odontológicos.

Hoje vamos falar de alguns campos de atuação que são pouco conhecidos por muita gente.

Você já ouviu falar de Odontologia Hospitalar? Não? E de Odontologia Legal? Também não? Estomatologia? Pois então, o cirurgião-dentista atua nessas áreas também; e vou explicar aqui um pouquinho de cada uma delas.

A Odontologia Hospitalar oferece cuidados ligados às alterações bucais em atendimentos considerados de alta complexidade, em pacientes internados, doentes crônicos e/ou atendimento home care (domicílio). A presença do cirurgião-dentista no atendimento de pessoas em internação foi regulamentada pelo Projeto de Lei nº 2776/2008. A inclusão do atendimento domiciliar foi incluída logo após. Está comprovado que o cirurgião-dentista atuando em nível hospitalar ajuda na prevenção das infecções que acontecem por via oral, diminui os custo hospitalares por exigir menor uso de antibióticos e exames complementares. Com isso melhora a qualidade de vida, reduz o tempo de internação e do uso de medicamentos.

A Odontologia Legal, ou Odontologia Forense, é uma área da Odontologia cujo foco principal é a identificação de pessoas falecidas, no caso de desaparecimentos, acidentes, assassinatos ou alguma situação específica. O Odontolegista ajuda não apenas na identificação nos casos de pessoas afogadas, carbonizadas ou em estado de decomposição avançado, mas também a ajuda a esclarecer fatos de agressão em crimes onde ocorre uma mordida em uma vítima.

A Estomatologia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças da boca e estruturas anexas. Tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das lesões que acometem os tecidos moles e duros da região bucomaxilofacial. Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

*Coordenador do curso de Odontologia da Promove- BH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por