Como calcular quantas árvores precisamos plantar para o sustento do nosso estilo de vida

Mauro Condé*
Publicado em 25/06/2022 às 11:44.
“País rico não é onde o pobre anda de carro, é onde o rico anda de transporte público” –

 Enrique Londoño

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre ecologia e meio ambiente. Eles me levaram para o Canadá, onde fui recebido por William Rees, a quem fui logo pedindo:
- Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
- Plante hoje a semente do futuro para as suas próximas gerações.
Rees é coautor do livro “Pegada Ecológica – reduzindo o impacto do ser humano na terra”. Ele nos apresenta uma ferramenta útil para medir as pegadas que deixamos neste planeta, enquanto utilizamos os recursos da natureza para viver.

Estas pegadas são medidas em termos de extensão territorial (em hectares). Ao calcular a nossa pegada ecológica, descobrimos quantas toneladas de CO2 geramos para realizar nossas atividades diárias e o que precisamos fazer, da nossa parte, para reduzir esta geração a fim de frear o aquecimento global.

Também nos sentimos mais desafiados a melhorar nossos hábitos para conseguir mais economia de água e de energia, descarte correto do lixo, reciclagem de produtos e objetos, preservação de florestas e cursos d’água, que formam o habitat natural de várias espécies importantes.

Até a melhorar nosso meio de locomoção pela vida, a priorizar meios de transportes menos poluentes, a substituir o uso do automóvel (quando possível) por caminhadas a pé, uso de bicicletas, transporte público, Uber, Táxi ou Metrô. E ainda a praticar o consumo consciente, sem exageros e livre de desperdícios e a ter uma alimentação mais saudável, natural e orgânica, livre de agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

Pegue na mão de seus filhos e ou netos e convide-os para um fim de semana ecológico. Leve-os para plantar árvores centenárias que contribuam para a germinação de um grande legado para a posteridade. E, na volta, promova uma sessão de cinema para assistir ao filme francês “Home: Nosso planeta, nossa casa”, uma história inspiradora sobre o tema que prova que ainda há tempo para salvar a natureza.

Para calcular o quanto você consome do planeta para viver, acesse a Calculadora de CO2 no site https://www.iniciativaverde.org.br/calculadora.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por