Mauro Condé*
Num fim de semana recente recebi um whatsapp de uma conhecida... contendo uma mensagem com uma foto em anexo.
Iluminada por um largo sorriso... ela queria me mostrar como estava se divertindo com amigos num simpático barzinho em algum point da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Achei tão legal o lugar que tive a curiosidade de transferir a foto para o ChatGPT.
E pedi para ele me ajudar a localizar com precisão o endereço de local tão charmoso... pensando em visitá-lo em alguma oportunidade.
Uma fração de segundos depois... quase caí da cadeira... ao receber a única resposta que eu não esperava.
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento... usando como meio de transporte excelentes artigos jornalísticos sobre Inteligência Artificial.
Elas me levaram para dentro da redação do Jornal O Globo... onde fui recebido imaginariamente pelo jornalista de tecnologia Pedro Doria... a quem fui logo pedindo:
- Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
- Tenha a idade que você tiver... apresse-se em dominar a Inteligência Artificial... para não correr o risco de se transformar num analfabeto em plena era digital.
Pedro Doria foi o autor do artigo de onde tirei a ideia de submeter a foto da conhecida a uma consulta no ChatGPT.
Não é zona sul do Rio de Janeiro... é um barzinho localizado em Lagoa Santa... região metropolitana da Grande BH... MG... respondeu seca e rapidamente a Inteligência Artificial... informando até o endereço do local.
Embaraçado... enviei uma mensagem para a minha conhecida sugerindo que talvez eu tivesse descoberto um bug... uma falha no algoritmo do ChatGPT.
Demorou um dia para que ela me respondesse pedindo desculpas... dizendo que... de fato... não esteve no Rio de Janeiro e que o ChatGPT estava certo... ela esteve mesmo foi na linda Lagoa Santa... MG.
A razão que a levou a querer me impressionar dizendo que estava num lugar... estando em outro bem distante... acho que só Freud explica.
Ao final desconversamos e trocamos boas risadas eletrônicas... e ela até me autorizou a escrever esse artigo... com uma condição:
A de que eu contasse o milagre... mas não revelasse o nome da santa kkk.
* Palestrante... Consultor e Fundador do Blog do Maluco.